FUTEBOL FORMAÇÃO

Faiões resolve dérbi citadino nos descontos (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-04-01 17:17

O Futebol Clube Mãe d’Água 'A' (FCMA) venceu, este sábado, no Parque Desportivo de Stª. Apolónia, a Escola Crescer ‘C’, por 2-4, na ronda inaugural da Fase de Campeão do Campeonato Distrital de Infantis promovido pela Associação de Futebol de Bragança.

Numa partida marcada por duas partes distintas, entrou melhor o FCMA 'A'que aproveitou as fragilidades defensivas da Escola Crescer ‘C’ para se colocar em vantagem por Tomás Santos, aos 12’, que, de cabeça, saltou mais alto na sequência de um canto marcado por Lamas.

Antes do apito para o intervalo, aos 34’, canto de Faiões e Freitas, de cabeça, assinou o 0-2.

Já na segunda parte, a turma da Escola Crescer ‘C’ mostrou o inconformismo necessário para lutar pelos pontos e acabaria por reduzir a diferença, aos 52’, por Simão Clemente.

O empate iria surgir, aos 60', por intermédio de Gonçalo Fernandes. Num momento de inspiração, o avançado da Escola Crescer avançou pela direita e rematou em arco, sem dar nenhuma hipótese ao guardião Rodrigo.

Quando tudo parecia decidido, aos 67’, um erro de Tomás Lopes, ao colocar mão na bola, permitiu um livre direto para o FCMA 'A'. Em zona frontal, Faiões assumiu a conversão da bola parada e disparou para o 2-3. Ao cair do pano, aos 70’, Faiões mostrou-se intratável e, aliando a velocidade à força, fechou as contas no Parque Desportivo de Stª. Apolónia.

No final do dérbi citadino, Filipe Freixedelo, treinador da Escola Crescer ‘C’, mostrou-se agradado com a resposta dos seus jogadores, após uma primeira parte menos conseguida. “Na primeira parte entrámos sem atitude ou vontade, com mérito do FCMA que esteve muito bem no primeiro tempo. Ao intervalo, falámos com os jogadores e fizemos ver que era necessária outra atitude para vencer o jogo. Tal foi conseguido, onde fizemos uma segunda parte de excelência. O erro individual acabou por custar a reação da minha equipa, num jogo em que merecíamos mais pelo que realizamos no segundo tempo,” lembrando que “a Fase de Campeão ainda agora começou.”

Daniel Romeu, técnico do FCMA 'A', frisou o impacto mental dos golos sofridos. “Nunca nos apanhámos numa situação destas e perdemos a cabeça, o que não pode acontecer. Foi uma boa vitória, mas há que manter o equilíbrio em situações semelhantes. O importante acaba por ser a vitória e agora trabalharemos para melhorar nas adversidades”.

Recorde-se que a equipa de infantis do FCMA 'A' terminou a Fase Regular do Campeonato Distrital de Infantis sem sofrer nenhum golo nos 18 jogos realizados.

Este sábado, jogou-se, também, o Bragança-ASDSP Vale do Conde ‘A’, com a vitória a sorrir aos brigantinos por 2-1. No encontro de fecho da jornada, disputado esta segunda-feira, o Leão Negro venceu o Mirandela, por 1-0.

Na próxima jornada, agendada para o dia 5 de abril, será jogado o encontro entre Mirandela ‘C’ e Escola Crescer ‘C’. Os desafios entre FCMA ‘A’-Bragança (29/04) e Vale do Conde ‘A’-FC Leão Negro (06/05) foram adiados.

| Atualizado |

Assinaturas MDB