Nordeste Transmontano

Fila para atendimento no serviço de Registos e Notariado de Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-08-18 11:35

A falta de funcionários deu origem a uma fila de pessoas para serem atendidas no serviço de Registos e Notariado (IRN), em Bragança. Vários cidadãos estão no local desde as 9h00, mas há casos em que o balcão ainda não abriu. “Tirei a senha há duas horas, pelas 9h13, sou o número 3, mas o balcão E E ainda não abriu. Vim levantar o passaporte. Perguntei e disseram-me para aguardar”, explicou Sandra Barbosa, dado conta que algumas pessoas estão na fila há várias horas. .
O balcão E acabou por abrir pouco minutos antes do meio-dia.
Também desde as 9h00, Isabel, residente em Bragança, aproveitou a deslocação a Trás-os-Montes para renovar o cartão de cidadão do filho. “Estou aqui desde as 9h00. Sou o número 14, já vai no 12. O atendimento é demorado porque só há duas a serviço”, referiu.
José Afonso, emigrante em França, estava no local logo à hora de abertura, mas ainda não foi atendido. “Perguntei lá dentro o que e passa e fui informado que só há dois funcionários a trabalhar por causa da greve”, contou o emigrante que falou com pessoas que foram para o registo às cinco da manhã para apanhar vez. “Isto no verão é sempre a mesma coisa, já era tempo de contratar mais gente”, acrescentou José Afonso.
O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) tinha convocado greve efetuar greve para os dias 1, 5, 8, 12, 19, 22, 26 e 29 de agosto, após as últimas reuniões com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) não terem conseguido desbloquear o impasse nas negociações. As reivindicações prendem-se com as remunerações e falta de recursos humanos e “o risco, de já este verão, fecharem conservatórias por falta de trabalhadores”.

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