Nordeste Transmontano

Google lança novo serviço de notícias e Mensageiro é um dos parceiros

Publicado por AGR em Ter, 2021-11-30 21:28

A Google anunciou hoje o lançamento em Portugal do Google News Showcase (Destaques Jornalísticos no Google) que proporciona conteúdo personalizado de notícias e assinou parceria com 28 media, entre os quais o Mensageiro de Bragança.

De acordo com a Google, "os 'publishers' participantes, desde publicações portuguesas locais, nacionais e independentes, poderão proporcionar aos leitores mais detalhes sobre os tópicos que escolherem destacar através de painéis de histórias com curadoria que poderão aparecer no Google Notícias e no Discover".

Este lançamento "faz parte do nosso investimento global na indústria de notícias e reforça o compromisso da empresa com Portugal e com o jornalismo", afirma a Google, salientando que com o News Showcase (Destaques Jornalísticos), os 'publishers' "ganham maior controlo sobre a sua apresentação e marca, ajudando-os a ficarem mais visíveis para os seus leitores dedicados e àqueles que estão apenas a descobri-los".

A Google assinou acordos de parceria com 28 media portugueses, onde se inclui o Mensageiro de Bragança, Jornal Económico, Jornal de Notícias (JN), Observador, O Mirante, o Jornal do Fundão, Público e a Visão.

Na lista incluem-se ainda a 4gnews, A Bola, A Voz de Trás-os-Montes, Açoriano Oriental, Diário As Beiras, Diário de Notícias (DN), Diário de Notícias Madeira, Diário do Minho, Dinheiro Vivo, Eco, iol, Jornal da Madeira, Jornal do Centro, Mais Futebol, Notícias ao Minuto, O Jogo, Região de Leiria, The Portugal News, TSF e TVI.

"Os painéis do News Showcase podem aparecer nos produtos Google, atualmente no Notícias e Discover e direcionar os leitores para os artigos completos nos 'websites' dos 'publishers', ajudando-os a aprofundar as suas relações com os leitores", sendo que, "além da receita que vem diretamente destes leitores mais envolvidos, os 'publishers' participantes irão receber pagamentos mensais de licenciamento por parte da Google", refere a tecnológica.

Desde que o News Showcase foi lançado, em outubro de 2020, que a Google assinou acordos com mais de 1.000 publicações de notícias em todo o mundo.

“No início deste ano, desafiámos a Google e a Associação Portuguesa de Imprensa a trabalharem em conjunto para encontrar soluções que apoiem, de forma efetiva e concreta, a sustentabilidade do ecossistema português de meios de comunicação social, e em particular a imprensa local e regional, num contexto de resposta aos desafios da era digital, sempre respeitando os direitos individuais e do autor e garantindo que os portugueses continuarão a ter acesso a fontes de informação credíveis e relevantes", acrescenta André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, também citado na publicação da Google.

"É com satisfação que vemos o resultado do progresso já alcançado, que merece naturalmente o nosso apoio", refere o governante, com raízes no concelho de Bragança.

Assinaturas MDB