Bragança - Crise na restauração

IEFP tem 12 formandos em treino

Publicado por AGR em Qui, 2021-11-25 09:17

O Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem, atualmente, 12 pessoas em formação na área da restauração.
Este número foi revelado ao Mensageiro de Bragança na sequência das queixas dos empresários da região, reportadas na edição anterior, sobre a falta de mão de obra neste setor.
“É um facto que as empresas portuguesas se debatem, no geral, com a falta de mão de obra em setores chaves da economia como o da Restauração e da Construção Civil. O distrito de Bragança não é exceção, havendo concelhos onde não existem desempregados inscritos na área da restauração e construção civil. Das principais razões invocadas pelos candidatos destacam-se a localização geográfica da oferta de emprego, a inexistência de transporte da freguesia de residência até ao local de trabalho, ou, a inexistência de transportes compatíveis com os horários de trabalho, a dificuldade de conciliar as exigências familiares com os horários propostos da restauração e, ainda, os salários pouco apelativos”, escreveu o gabinete de comunicação daquele organismo, explicitando que “a recusa de oferta de emprego é penalizada com a anulação da inscrição, nas situações em que a mesma não é justificada”.
De acordo com a mesma fonte, nas 195 freguesias de abrangência deste centro de emprego estão sinalizados cerca de 300 desempregados inscritos na área da r

Assinaturas MDB