Nordeste Transmontano

IPB comemorou 40 anos com homenagens

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-02-02 10:27

O Instituto Politécnico de Bragança assinalou, na passada segunda-feira, os 40 anos da criação da instituição de ensino superior no Nordeste Transmontano, com uma sessão solene no Teatro Municipal de Bragança, onde foram homenageados o antigo presidente Dionísio Gonçalves, Manuel Heitor e os municípios de Cabo Verde, com quem a instituição mantém estreita colaboração.

O tema das celebrações é “O Politécnico e a sua Região - Valorizar e internacionalizar a economia, a sociedade e a cultura de Trás-os-Montes”.

“Ao longo destes 40 anos, muitas transformações ocorreram. Procuraremos, ao longo deste ano, refletir sobre essas transformações”, explicou o presidente da instituição, Orlando Rodrigues.

Recado ao Governo

No seu discurso, Orlando Rodrigues lembrou os passos dados pela Comissão Europeia em 2022, com a aprovação de uma estratégia para o ensino superior que privilegia as universidades como garante do nosso estilo de vida, deixando um recado claro à tutela: “não podemos recuar. Não podemos ceder a ativismos medievos. Não podemos ceder a falsos censores da qualidade, que varrem da entrada do ensino superior uma parte importante dos nossos jovens, desfavorecendo os mais pobres e desprotegidos, quando precisamos que mais se qualifiquem.

Não devemos persistir na limitação do nosso sistema de ensino superior. Não podemos regressar a políticas típicas do Estado Novo de secar financiamento do Interior do país para promover a concentração no litoral”, frisou o presidente do IPB.

Antes disso, a presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, destacou o papel da instituição no desenvolvimento da região e deixou o convite para que, no próximo ano, o aniversário fosse comemorado em Mirandela.

Já Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, aproveitou para deixar alguns recados, nomeadamente ao deputado Sobrinho Teixeira, ex-presidente da instituição.

“O reforço do papel do IPB devia passar também pelas promessas do poder central até agora não cumpridas. Particularmente a construção de residências, em que os últimos investimentos foram por via do investimento municipal em Bragança, pese embora muita retórica já tivesse sido produzida”, frisou Hernâni Dias, que deixou um apelo aos jovens: “Bragança e as outras cidades precisam de vós. É vital que não desistais dos territórios.Optai por fazer a diferença.”

Assinaturas MDB