Nordeste Transmontano

IPB volta a ser considerado o melhor politécnico e sobe dois lugares entre as instituições de ensino superior

Publicado por AGR em Sex, 2020-06-12 15:37

O Instituto Politécnico de Bragança foi considerado o melhor politécnico do país pelo ranking internacional U-Multirank, da União Europeia, pelo sétimo ano consecutivo, subindo duas posições entre a generalidade das instituições de ensino superior do país.

O IPB é agora a quinta melhor instituição portuguesa de ensino superior, apenas atrás da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade do Minho, da Universidade Clássica de Lisboa e da Universidade de Coimbra, respetivamente.

“As pontuações máximas obtidas nos diferentes indicadores e a posição de Melhor Politécnico Nacional que ocupa são, não só, o reconhecimento do trabalho e dedicação de toda a academia mas, também, o resultado da experiência acumulada e comprovada do IPB, nomeadamente na excelência da sua produção científica e investigação aplicada, na mobilidade internacional de estudantes, onde é exemplo internacional, e no envolvimento com a região”, lê-se no comunicado divulgado pela instituição.

Na edição de 2020 foram avaliadas mais de 1700 instituições de Ensino Superior de 92 países de todo o mundo. Em Portugal foram avaliadas 27 instituições.

Promovido e financiado pela União Europeia, o U-Multirank é um ranking multidimensional com uma metodologia diferente da tradicional que avalia as instituições através de 35 indicadores, agrupados em cinco dimensões ou áreas de intervenção: ensino, investigação, transferência de conhecimento, internacionalização e envolvimento regional. Este ranking é depois estabelecido de acordo com o número de classificações com a pontuação máxima (categoria A) nos 35 indicadores avaliados.

Recordamos que já em março de 2020 o IPB voltou a ser eleito como o melhor Instituto Politécnico nacional pelo SCIMAGO Institutions Rankings que também o colocou no Top 10 das instituições de ensino superior portuguesas.

Assinaturas MDB