José Alves regressa à formação para liderar Sub-16 do Mãe d’Água

José Alves vai orientar a equipa de sub-16 do Futebol Clube Mãe d’Água na época 2025/2026, marcando o seu regresso ao futebol de formação após uma temporada de paragem. O técnico brigantino esteve nas duas épocas anteriores (2022 a 2023) ao serviço da equipa sénior dos Estudantes Africanos.
Em declarações ao Mensageiro de Bragança, o treinador de 54 anos revelou que a decisão foi motivada pela ambição do projeto e pelo desafio apresentado. “O projeto apresentado pela Direção do Mãe d’Água cativou-me pela sua ambição e pelo desafio proposto. Como gosto de ser desafiado, não tive muitas dúvidas em aceitar este convite para treinar a equipa de sub-16”, afirmou.
Com vasta experiência em diferentes escalões e contextos, José Alves sublinha que os objetivos passam sobretudo pelo desenvolvimento dos atletas: “Acima de tudo, quero ajudar no crescimento destes meninos. Sei que vou encontrar uma equipa com alguns valores e o meu papel é potenciar a qualidade deles como equipa e individualmente, permitindo assim a consequente evolução destes jovens.”
O técnico destaca ainda a motivação que sente por regressar ao trabalho com os mais jovens. “Tenho enorme gosto em poder ajudar estes meninos a crescer e a mostrar a sua paixão pelo jogo. Ganhar na formação é perceber que estamos a moldar homens com valores de desportivismo e humanidade.”
Apesar de admitir que ainda não pode fazer uma análise detalhada ao contexto competitivo, acredita no potencial existente na região. “Sei que há talento no distrito e nos seus clubes. Acredito que temos bons atletas no futebol de formação brigantino, mas é necessário existirem boas estruturas para promover o sucesso destes jovens no futuro, seja física ou mentalmente.”
José Alves conta no seu percurso com passagens pelo futebol de formação do Grupo Desportivo de Bragança, onde orientou os juvenis, pela equipa feminina da AD Paredes e por diversos conjuntos seniores, como Sendim, Estudantes Africanos, Mãe d’Água, Vimioso e Mirandês.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho
Foto Galeria: FCMA