Freixo de Espada à Cinta

José Carlos Fonseca, antigo presidente da República de Cabo Verde, apresentou livro sobre liberdade, amor e pátria

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2022-07-15 14:28

O antigo Presidente da República de Cabo Verde, José Carlos Fonseca, apresentou em Freixo de Espada à Cinta, o seu mais recente trabalho literário com o título de capa “A Grua e a Musa de Mãos Dadas”.
O autor e político no decurso da apresentação do livro, que este seu trabalho se trata de “um conjunto de fragmentos autónomos” com pretextos diferenciados, onde cabe a liberdade, o amor, a pátria, as ilhas [do arquipélago de Cabo Verde], mas também outros fragmentos com temas como a título de exemplo do reencontro no México de personagens, históricas como Diego Rivera e Frida Kahlo.
“No fundo pretende-se, também neste livro, fazer um jogo de fantasias no ambiente da história contemporânea”, vincou José Carlos Fonseca.
O livro “A Grua e a Musa” foi apresentado pelo antigo presidente do Instituto Politécnico de Bragança(IPB), e atual deputado eleito pelo Partido Socialista (PS), pelo círculo eleitoral de Bragança, Sobrinho Teixeira.
“O presidente Jorge Fonseca foi uma pessoa muito marcante na evolução da democracia cabo-verdiana. Foi um homem que esteve na clandestinidade a lutar pela independência de Cabo Verde, tendo lutado, depois, contra o regime de partido único. Portanto, foi sempre um homem que pugnou pela liberdade. Esta obra é o resultado de um trabalho que o autor teve sobre a vida e os seus diferentes olhares, se destaca, igualmente, a essência da mulher cabo- verdiana”, vincou o parlamentar do PS.
Por seu lado, Nuno Ferreira, presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, destacou que a presença de um “Presidente da República” a fazer a apresentação do seu livro em terras de Guerra Junqueiro, só vem demonstrar o respeito pelo autor da “Velhice do Padre Eterno”.
“O facto de termos entre nós um Presidente da República a fazer a apresentação de um livro, só vem demonstrar em terras de Junqueiro, denota bem o respeito que existe por Guerra Junqueiro, e também o respeito por potenciar o que é o interior do país. Sejamos claros, Freixo de Espada à Cinta é hoje uma porta de entrada para Portugal e pretendemos assim quebrar fronteiras, como tem sido apanágio do atual Executivo municipal”, vincou o autarca socialista.
A cerimónia de apresentação do livro do antigo presidente da República de Cabo Verde aconteceu no dia em que se celebraram os 47 anos da independência [05 de julho de 1975] de Cabo Verde.
Aproveitado a efeméride, o autarca de Freixo de Espada à Cinta, indicou que a breve prazo vão ser assinados três protocolos de cooperação entre a vila nordestina e três localidades do arquipélago de Cabo Verde, tais como Tarrafal Santiago, Tarrafal de São Nicolau e São Filipe na Ilha do Fogo, cujo os detalhes serão dados a conhecer um tempo oportuno.

Assinaturas MDB