Mogadouro

Livro de José Mário Leite apresentado no próximo dia 12

Publicado por . em Qui, 2022-08-04 10:13

No próximo dia 12 de agosto, na Biblioteca Trindade Coelho, em Mogadouro, José Mário Leite, colaborador habitual deste semanário, vai apresentar o seu mais recente romance, A Formosa Pelicana, publicado pela Âncora Editora. A apresentação estará a cargo do mirandês, Alfredo Cameirão, Presidente da Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa.

O romance histórico relata a história dos amores da moncorvense Violante Gomes com o Duque de Beja, D. Luís de Portugal, filho de D. Manuel I e irmão do rei D. João III e prolonga-se pelas aventuras e desventuras do seu filho, D. António I de Portugal, Prior do Crato.

A trama descreve ainda o êxodo dos judeus de Espanha, após a sua expulsão ditada pelo decreto de Alhambra, promulgado pelos Reis Católicos e a sua chegada ao nordeste transmontano passando pela instituição da Inquisição e a sua cruel e desumana atuação.

A edificação da Igreja de Moncorvo (actual Basílica Menor de Nossa Senhora da Assunção, por decreto papal), a passagem por Portugal de David Reubeni, a descrição da Rebofa e o aproveitamento industrial do sumagre (iniciado e explorado pela comunidade sefardita) são temas igualmente tratados por José Mário Leite, nas mais de quinhentas páginas da sua obra

Assinaturas MDB