Mirandelenses em grande no Mundial de Equipas em ténis de mesa que decorre na Coreia do Sul
João Geraldo ajudou a seleção masculina a passar aos oitavos de final. Já a seleção feminina, com Xie Juan como selecionadora e Matilde Pinto e Inês Matos no lote de atletas, está na ronda de 32.
A equipa feminina de Portugal acabou de vencer o Cazaquistão, por 3-0, com Matilde Pinto a confirmar a vitória e dessa forma ficar em segundo no grupo e a garantir o apuramento para a ronda de 32, no mundial de equipas que está a disputar-se em Busan, na Coreia do Sul.
Já ontem, a seleção masculina garantiu o apuramento direto para os oitavos-de-final depois de ter ficado em primeiro lugar no grupo 8 após a vitória sobre a Tailândia por 3-0, e está mais perto da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris.
O Mundial é a prova de qualificação para Paris 2024 e são apuradas as equipas que atinjam os quartos de final. Os seis campeões continentais já têm garantida a qualificação, no caso masculino a China (Ásia), Austrália (Oceânia), Egito (África), Suécia (Europa), Brasil (América do Sul) e Canadá (América do Norte). A França, como país organizador, também tem assegurada a participação no maior evento mundial e o 16.º país será o que tiver melhor ranking na lista de março.
Se um dos países que disputar os quartos de final já tiver garantido o seu lugar em Paris, a quota será ocupada pela seleção ainda não qualificada melhor classificada no ranking mundial de março. Portugal ocupa em fevereiro a 7.ª posição.
Para além de Portugal, neste momento, os países que já garantiram em Busan a presença nos oitavos de final são a China, França e Coreia do Sul.
Fotos: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa