Bragança-Miranda

O Cardeal D. António Marto muito satisfeito com a nomeação de D. Nuno Almeida para bispo diocesano

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-06-01 15:47

O Cardeal D. António Marto disse ao Mensageiro que ficou “muito satisfeito “com a nomeação de D. Nuno Almeida para bispo da diocese Bragança-Miranda, após um período de cerca de um ano e meio em “sede vacante”.

“Felicito a diocese de Bragança–Miranda, porque penso que vai ficar muito bem servida com a nomeação do novo bispo. Este senhor bispo, D. Nuno Almeida, foi meu chefe de gabinete durante dois anos quando ocupei o cargo de bispo de Viseu. Trata-se de uma pessoa, humanamente, muito rica do ponto de vista de uma relação de proximidade com as pessoas. Tem um temperamento otimista”, disse o cardeal à margem da peregrinação anual ao santuário do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, Alfândega da Fé.

D. António Marto, antigo bispo da diocese de Leiria–Fátima, destacou ainda que D. Nuno Almeida é um bispo com muitas valências com incidência na comunicação, na música, a qual partilha com os jovens a juntar aos dons humanos que lhe são característicos.

“Com estas suas valências haverá uma aproximação com os fiéis, porque D. Nuno traz uma experiência pastoral muito rica. Foi pároco em ambiente urbano. Para além disto tem um forte componente de estudos teológicos feitos na Universidade Católica do Porto, onde fez a sua licenciatura. Partiu para Roma onde fez o doutoramento, numa área muito importante sobre o que é relação entre a fé e a terapia da reconciliação”, vincou D. António Marto.

O cardeal acrescentou que o novo bispo diocesano tem uma “idade relativamente jovem”, visto que tem 60 anos, tendo à sua frente bastante tempo “para colocar a render as qualidades e todos os dons para fazer um trabalho pastoral adaptado à diocese de Bragança–Miranda”.

“É um homem no norte, apesar de ser natural de Viseu, esteve em Braga durante sete anos como bispo auxiliar. É uma pessoa que tem a experiência de pároco e de bispo e que conhece bem as características da gente transmontana. Oxalá que o recebam com todo o acolhimento do coração”, enfatizou D. António Marto.

O bispo auxiliar de Braga D. Nuno Almeida foi recentemente nomeado bispo de Bragança -Miranda, que se encontrava sem ocupante há mais de um ano, depois de D. José Cordeiro ter ido para arcebispo de Braga.

A tomada de posse de D. Nuno Almeida decorrerá no dia 25 de junho, às 16h00, na catedral, em Bragança.

Assinaturas MDB