Bragança

Presidente da Câmara exige rapidez na apresentação dos resultados aos testes covid-19

Publicado por Glória Lopes em Dom, 2020-10-04 12:46

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, exigiu hoje uma maior celeridade na apresentação dos resultados dos testes ao novo coronavírus “porque não se admite que numa altura, com pandemia como está no país, numa segunda vaga, destas tenhamos os laboratórios [no distrito] a trabalhar só á segunda, quarta e sexta-feira. Se este domingo alguém fizer o teste este só vai para o laboratório na segunda-feira e pode estar quatro dias sem conhecer o resultado, o que é inadmissível”, afirmou o autarca durante uma conferência de imprensa para dar a conhecer a actualização dos dados do surto de coronavírus que afeta a Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB). Nesta instituição há 115 casos positivos a covid-19, dos quais 100 são utentes e são 15 funcionários dos lares de idosos.
A responsabilidade da realização dos testes a covid-19 nos dois laboratórios a funcionar ni distrito é da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), mas Hernâni Dias considera que “é preciso agilizar para o laboratório estar a trabalhar sete dias por semana para poder transmitir o resultado dos testes porque a doença não fica à espera”.
Nos testes cujos resultados foram revelados no sábado à noite apenas três funcionárias e quatro utentes testaram positivo a covid. “ Estávamos com alguma dificuldade em perceber o real problema da situação, concretamente no que tem a ver com os trabalhadores que têm mais probabilidade de comunicar com a comunidade civil”, justificou o presidente da Câmara.
A SCMB é composta por três lares de idosos, unidade de cuidados continuados, creche, pré-escolar, 1º Ciclo e um Centro de Educação Especial. Dos utentes não infetados, 19 foram transportados no sábado à tarde para um hotel. Os utentes infetados estão todos na instituição “e continuam assintomáticos”, destacou o autarca.
A Brigada de Intervenção Rápida, composta por dois enfermeiros e quatro auxiliares já começou a trabalhar este domingo na SCMB para apoiar os funcionários que estão ao serviço.
Todos os trabalhadores e utentes dos três lares de idosos, com 170 utentes e 140 funcionários, “já foram testados e temos o resultado”. Agora os testes vão ser realizados nas restantes valências da SCMB e, segundo o autarca também as crianças serão testadas.
Hernâni Dias disse que vai marcar uma reunião com o presidente da ULSNE para tratar da necessidade de se realizarem testes mais rapidamente.

Assinaturas MDB