Nordeste Transmontano

Proteção Civil alerta para frio e vento forte

Publicado por AGR em Sex, 2015-11-20 16:28

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, da Proteção Civil, emitiu esta sexta-feira um alerta à população de frio e vento forte para o fim de semana.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para uma "acentuada descida das temperaturas", sobretudo no sábado, havendo mesmo a expetativa de temperaturas abaixo dos 0º no Nordeste Transmontano.
A juntar ao frio, haverá vento forte, com rajadas de 80 a 85 quilómetros por hora nas terras altas, com possibilidade de formação de gelo e ou geada.
Há mesmo a possibilidade de queda de neve nos próximos dias nas cotas de 1200 a 1400 metros, baixando para os 800 a 1000 metros durante a noite.
A Proteção Civil alerta, por isso, para a possibilidade de os condutores se depararem com piso escorregadio nas estradas, e pede especial cuidado para evitar situações de Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras; incêndios em habitações.
Por isso, como medidas preventivas, a Proteção Civil pede:
  Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;  Que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras; Que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar; Que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva; Especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Tags

Assinaturas MDB