BASQUETEBOL

Susto força final antecipado em dérbi distrital (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2024-02-03 15:42

O encontro entre Estrelas Brigantinas e Mirandela BC, disputado esta sexta-feira, referente à 14.ª e última jornada da Série Norte C da 1.ª Fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos da 2.ª Divisão, ficou marcado por um enorme susto envolvendo o basquetebolista, Daniel Afonso, das Estrelas Brigantinas.

O momento de apreensão aconteceu a pouco menos de 2 minutos para o final do primeiro período de descontos, quando Daniel Afonso caiu inanimado após um choque fortuito com Melo.

Os meios de emergência médica foram prontamente acionados e Daniel Afonso foi transportado pelo INEM para o hospital, já consciente, para ser submetido a observação médica. O atleta encontra-se em franca recuperação e recebeu alta neste sábado.

A partida que ao momento do incidente marcava o resultado de 79-89, favorável ao Mirandela BC, foi considerada terminada.

Antes deste infeliz incidente, os adeptos presentes no Pavilhão da Coxa assistiram a um jogo equilibrado, com muita entrega por parte de ambas as equipas, como provam os parciais de 20-15, 13-22, 25-22 e 21-20, resultando num empate de 79-79 no tempo regulamentar.

No prolongamento, o Mirandela mostrou maior capacidade de finalização, ao liderar por 0-10, até ao momento que determinou o término prematuro do dérbi distrital.

No final do encontro, o técnico Nuno Lopes fez uma avaliação da sua última partida - nesta temporada - ao serviço das Estrelas Brigantinas. "Foi um jogo muito disputado, mas acabámos por falhar na finalização. Poderíamos ter resolvido o jogo no tempo regulamentar, mas depois aconteceu aquele infortúnio que nos tirou qualquer hipótese de resposta".

"Segue-se a minha mudança de ares por motivos profissionais e a equipa fica entregue ao Rui Salselas até ao meu regresso. Na próxima época, estaremos de volta e com mais força. Este foi o ano de arranque e esperamos que na próxima época as coisas melhorem. Esta equipa segue agora para a Taça Nacional, onde poderá aproveitar para ganhar experiência," adiantou.

As Estrelas Brigantinas terminam a sua estreia na 1.ª Fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos da 2.ª Divisão alcançando o quarto lugar com 20 pontos, sendo remetidos para a Taça Nacional.

Já o técnico do Mirandela BC, João Diamantino, lamentou os acontecimentos que acabaram por manchar “um excelente jogo de basquetebol”. "Este foi um jogo que acabou da pior maneira possível. Foi uma excelente partida com duas equipas a disputarem todos os pontos e com muita emoção na bancada, tendo sido uma pena o que aconteceu ao Daniel, mas é bom saber que está melhor. Este dérbi acabou por cumprir a tradição, onde estas duas equipas garantem sempre jogos muito disputados".

Com este resultado, o Mirandela BC consolida o terceiro lugar na Série Norte C e depende da derrota do Ovarense frente ao Benfica EM Oliveira de Azeméis (Norte D), em jogo agendado para este domingo, para garantir a qualificação para a segunda fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. "Esta época pode ser considerada um sucesso, pois temos melhorado a cada ano e proporcionado oportunidades a muitos jovens jogadores. Se conseguirmos avançar, será um prémio merecido; caso contrário, seremos obrigados a abdicar da nossa participação na Taça Nacional devido à falta de recursos financeiros para suportar todas as despesas associadas, o que encerraria a época para os seniores," declarou João Diamantino.

O técnico do Mirandela elogiou, ainda, a época de estreia da equipa sénior masculina das Estrelas Brigantinas. "A estreia das Estrelas Brigantinas, neste escalão, foi uma agradável surpresa e acredito que têm potencial para evoluir, podendo já na Taça Nacional alcançar um bom desempenho."

A segunda fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos da 2.ª Divisão tem o início previsto para o dia 18 de fevereiro.

Fotos e vídeo: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB