União das Mutualidades Portugueses juntou-se aos municípios para inserir jovens através da arte

A União das Mutualidades Portuguesas associou-se às câmaras de Macedo de Cavaleiros, Bragança e Mirandela para trabalhar as competências emocionais de jovens entre até aos 18 anos, no sentido de alcançarem um futuro mais risonho, através da Arteterapia.
Trata-se do projeto (Des)Construir, (Re)Pensar e (Re)Educar pela arte, apresentado na passada quarta-feira, em Macedo de Cavaleiros, que se propõe trabalhar com 600 jovens dos três concelhos durante os próximos três anos.
O projeto proposto pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP) conta com um financiamento de cerca de 360 mil euros, 265 mil euros de fundos europeus, mais um apoio de 60 mil da Fundação Gulbenkian. “A União das Mutualidades sabendo que havia aqui um problema na questão da saúde mental junto dos jovens e das crianças apresentamos este projeto para ser desenvolvido aqui nestes três concelhos”, indicou Luís Alberto Silva, presidente da UMP, ao Mensageiro.
O isolamento entre as crianças e os jovens, bem como as famílias, que se intensificou desde a pandemia de covid-19 e tem aumentado devido à utilização de dispositivos móveis e das redes sociais foram motivos que levaram a UMP a avançar para a candidatura propondo colaboração aos municípios. “As tecnologias são muito interessantes, mas criaram um problema entre os pais e os filhos. Este isolamento não é nada favorável e criou muitos problemas às crianças que têm comportamentos preocupantes”, explicou Luís Alberto Silva.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO IMPRESSA OU EM PDF ONLINE