A opinião de ...

“Junho quente, Julho ardente.

A primavera meteorológica 2021 já lá vai e já temos uma ideia de como se comportou na nossa região, em linhas gerais e analisando os dados disponibilizados pelo IPMA, foi muito seca na nossa região com temperaturas próximas da média, a partir de agora não é expectável precipitação significativa, entramos em pleno período estival que se caracteriza pelo tempo seco, pontualmente com instabilidade localizada em forma de trovoadas irregulares que não têm grande impacto nos níveis de humidade dos solos. Segundo o IPMA, a estação de Bragança registou em maio apenas 13.6 litros por m2, quando a média é de 70 litros por m2, ou seja foi um mês extremamente seco.

Maio foi em termos gerais, um mês tranquilo em toda a região, contudo o último dia do mês a instabilidade potenciada pelo calor intenso à superfície associado a uma depressão isolada em altitude que aportou ar frio em altitude na atmosfera, gerou fortes correntes ascendentes de convecção, com as nuvens de trovoada (cumulonimbus) a atingir os 16/17 km´s de altitude, produzindo pedras de granizo de muito grande tamanho e pouco habituais no nosso país. A região mais afetada foi a zona de Vila Real, com perdas muito significativas na agricultura e estragos em automóveis e mobiliário urbano, a intensidade foi tal que vários automobilistas se refugiaram por baixo de viadutos das autoestradas da região, em suma, a Primavera meteorológica despediu-se da pior forma.

No que à monitorização da seca respeita, olhando os dados a abril, os últimos disponíveis, verificamos que a nossa região se encontrava na classe “normal” do índice PDSI do IPMA, no entanto como maio foi muito seco, é provável que o cenário de seca regresse em breve. Um dos fatores que me levam a acreditar que a seca voltará são os baixíssimos níveis de humidade no solo em concelhos como Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Alfandega da Fé ou Macedo de Cavaleiros, os valores de humidade nos solos nestes concelhos rivalizam neste momento com dados de outros concelhos no Baixo Alentejo.

Nos próximos dias, iremos continuar com tempo variável, no fim-de-semana poderemos ser afetados por nova bolsa de ar frio em altitude, com possível instabilidade com aguaceiros e trovoadas irregularmente repartidas como é habitual neste tipo de situações, as temperaturas tendem a subir, tanto as mínimas como as máximas, Bragança poderá chegar aos 31/32ºC, Mirandela aos 36ºC, Miranda do Douro aos 32ºC, Macedo de Cavaleiros aos 33ºC, Mogadouro aos 32ºC.

Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes.

Edição
3836

Assinaturas MDB