"Assimetrias Futebolísticas"
Pizzi, Rui Pires e Eduardo, são alguns dos exemplos da qualidade futebolística “Made In Trás-Os-Montes”, mas serão estes filhos únicos ao nível de talento das nossas terras?
Ouvimos muitas vezes falar a nível político e geográfico de um termo que se chama "Assimetrias Regionais", que define o esquecimento, a falta de evolução e de oportunidades de várias regiões em relação a outras e que afeta em muito a nossa “muy nobre terra”, um problema que também se pode aplicar em relação ao nosso futebol.
Voltando à pergunta com que iniciei o texto, a resposta é : NÃO! Não são filhos únicos, existe muito talento na nossa zona, mas todo ele escondido por de trás deste problema que defino então como “Assimetrias Futebolísticas”.
Será culpa da falta de “grandes” clubes na nossa terra que não permitem os nossos jovens chegarem às montras nacionais do
futebol? Ou será culpa de nós mesmos pela falta de investimento e de apoio aos nossos próprios clubes?
O que posso afirmar sem dúvidas nenhumas, é que aqui existe futebol, aqui existe qualidade e talento!
Falta um grito de revolta da nossa parte a dizer “NÓS ESTAMOS AQUI” ou é necessário vir o Cristiano Ronaldo à nossa terra gritar “EU ESTOU AQUI” para poderem reparar em nós?
Apostem em nós, no nosso talento, na nossa qualidade e na nossa “raça” porque aqui não é só postas de carne.