Miranda do Douro

Autarquia utiliza ovelhas mirandesas para limpar espaços verdes por falta de mão-de-obr

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-05-19 09:35

O município de Miranda do Douro começou a utilizar ovelhas de raça autóctone do Planalto Mirandês, para fazer a limpeza da vegetação dos espaços verdes das áreas envolventes à cidade, devido à falta de mão-de-obra.
Nesta primeira fase, foram colocadas 30 ovelhas de raças churra galega mirandesa, uma raça autóctone, que terão por missão fazer a limpeza da vegetação, numa encosta com oliveiras com cerca de um hectare, situada junto à principal avenida de entrada naquela localidade do Planalto Mirandês.
“Temos espaços verdes com necessidades de limpeza de vegetação, como é caso desta encosta à entrada da cidade, e deparamo-nos todos os dias com a falta de mão-de-obra para fazer este trabalho. Esta ideia de aliarmos as raças autóctones, neste caso ovelhas, surgiu de imediato e estes animais começaram hoje a fazer o seu trabalho de sapadores”, explicou a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril. De acordo com a autarca, outras espécies autóctones como o burro mirandês ou cabras, poderão fazer parte desta iniciativa que o município de Miranda do Douro considera como “pioneira”, mas cada espécie só poderá ser utilizada onde a vegetação assim o permita

Assinaturas MDB