CAB encerrou época desportiva com o ‘Torneio de Hóquei em Patins de Bragança 2022’ (com galeria)
O Clube Académico de Bragança promoveu, este fim de semana, entre os dias 16 e 17 de julho, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, o já tradicional e histórico Torneio de Hóquei em Patins de Bragança.
O evento desportivo que marca o encerramento da época desportiva, na modalidade de hóquei em patins, reuniu cerca de 200 atletas, nos escalões de Escolares, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, em representação de 5 associações/Federações regionais de Portugal e de Espanha, nos escalões de Escolares, num total de 17 equipas de 8 clubes.
Luís Mesquita, responsável máximo da organização do evento, valorizou o intercâmbio cultural e desportivo nesta iniciativa que encerra com chave de ouro toda uma época desportiva. “Este é um evento emblemático para o nosso clube, que marca o encerramento de uma temporada desportiva longa, trazendo à nossa cidade nomes e clubes sonantes do hóquei em patins (inter)nacional. A inclusão de equipas além-fronteiras garante uma perspetiva internacional e garante uma experiência diferente aos nossos atletas quando confrontados com diferentes modelos de jogo. Esta diversidade de culturas torna a competição mais interessante e potencializa a confraternização entre clubes e atletas,” salientando ainda que “o que pretendemos é tornar a prática desportiva mais apelativa, não descurando o fator competitivo. Todas as equipas jogaram no mínimo três jogos, ao longo destes dois dias, em que tivemos ainda um jogo entre ex-atletas CAB e a Seleção de Veteranos (7-5) que foi um excelente momento de convívio”.
Para Paulo Gonçalves, Presidente do CAB, garantiu uma próxima edição do que apelidou de “grande festa” do hóquei em patins e enalteceu os benefícios deste tipo de iniciativas. “Foi uma grande festa de encerramento, onde o convívio e o ‘fair-play’ imperou. É muito gratificante que algumas pessoas, que visitaram Bragança pela primeira vez, peçam para não nos esquecermos de voltar a convidá-las para este Torneio. Isto é demonstrativo do apreço pelo trabalho realizado,” destacando que “estes eventos desportivos são excelentes promotores das modalidades promovidas pelo CAB e isso é muito positivo, além do impacto turístico e económico”.
Em termos classificativos, Vila Praia de Âncora conquistou o primeiro lugar nos escalões de sub-17 e sub-15, enquanto ED Viana venceu nos sub-13 e AD Sanjoanense foi a melhor no escalão de escolares.
Jorge Carvalho, atleta vencedor nos escalões de sub-15 e sub-17 pelo Vila Praia de Âncora, garante que de Bragança guarda saudades e novas amizades. “Foi ótimo ter vencido, mas o mais importante foram as novas amizades e conhecer jogadores e equipas que normalmente não defrontamos”. O seu colega de equipa, Afonso Veiga, valorizou a experiência obtida ao longo destes dias. “Estou muito satisfeito, aprendemos coisas novas e tivemos a felicidade de levar o troféu para casa. Gostámos muito do torneio e de usufruir desta experiência ao longo de dois dias.”
Em representação da equipa de sub-17 do CAB, Ana Fernandes mostrou-se satisfeita com a vitória no jogo de encerramento e elogiou o ambiente vivido entre os atletas. “Não começámos muito bem, mas fomos a evoluir ao longo dos jogos e fechámos a nossa prestação com uma boa vitória (9-2 diante da ED Viana). O convívio foi muito bom, apesar da rivalidade dentro de campo, fora dele foi muito agradável”.
O ‘Torneio de Hóquei em Patins de Bragança 2022’ é uma iniciativa organizada pelo CAB, em parceria com o Município de Bragança e a União das Freguesias de Sé Santa Maria e Meixedo.
Confira o ‘ranking’ dos emblemas participantes por escalões:
Escolares:
1.º AD Sanjoanense
2.º CAB
3.º CH Compostela
4.º HC Viseu
Sub-13:
1.º ED Viana
2.º HC Viseu
3.º CAB
4.º AD Sanjoanense
Sub-15:
1.º Vila Praia de Âncora
2.º AD Valongo
3.º AD Sanjoanense
4.º CAB
5.º ED Viana
Sub-17:
1.º Vila Praia de Âncora
2.º Telecable
3.º ED Viana
4.º CAB
Fotos: Guilherme Moutinho