Convívios Fraternos realizaram retiro na Senhora do Aviso
Cerca de 20 jovens participaram no retiro do grupo Convívios Fraternos de Bragança que teve lugar no passado fim-de-semana no Santuário de Nossa Senhora do Aviso, em Serapicos, no concelho de Bragança. “Para que os jovens se encontrem com eles, com os outros e com Deus. Muitas vezes afastam-se de Deus, mas queremos que regressem, quer através dos cânticos, dos testemunhos de outros jovens e de outras atividades lúdicas desde jogos ao teatro. Alguns jovens dão testemunhos admiráveis, andavam no caminho da droga ou do álcool, mudaram e fizeram outro caminho”, destacou o padre Aníbal Luís da Anunciação.
Desde a pandemia que não se realizava nenhum encontro dos Convívios Fraternos, este foi o primeiro desde então. “Correu muito bem. Eram 19 jovens no retiro, mas depois juntaram-se mais e chegou-se aos 40. O encerramento teve lugar no domingo na Igreja de São Tiago, em Bragança e aí ainda compareceram mais. A Fabíola Mourinho fez uma música muito bonita, que cantou, veio um padre, que presidiu à missa, e um casal do Porto para participar”, explicou o Pe. Aníbal.
Um grupo dos Convívios Fraternos participou na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, todos os anos fazem uma peregrinação a Fátima e os jovens cantam na missa de São Tiago ao sábado à tarde. “Durante a pandemia parou um pouco a atividade, mas agora retomou-se e está a ser muito bom. Os Convívios foram criados pelo padre Valente Matos, que está em Aveiro, e que fez estes encontros, mas depois estendeu-se por todo o país”, acrescentou.