Festival do Butelo e das Casulas com 50 expositores e 23 restaurantes aderentes
![](/sites/default/files/styles/w900/public/2025-02/IMG_1240.jpg?itok=rxYnYFkp)
A Praça Camões, em pleno centro histórico de Bragança, continua a ser o epicentro de eventos únicos e acolhe, de 28 de fevereiro a 5 de março, o Festival do Butelo e das Casulas, onde cerca de 50 expositores promovem produtos como fumeiro, vinho, azeite, mel, doçaria, pão e artesanato, entre outros.
Além da venda de produtos da terra e de artesanato, decorrem, também, demonstrações e degustações gastronómicas com alguns dos Chefs mais conhecidos, como o Chef Marco Gomes, o Chef Hélio Loureiro e a Chef Justa Nobre, e D’ Gustar TTM – Provas com produtos das Terras de Trás-os-Montes (Praça Camões), bem como a conferência Pão Bragançano “Deixar o Pão Falar” (Auditório Paulo Quintela) e “Um conto para saborear” (Praça Camões).
O evento é, ainda, enriquecido pela sua forte vertente cultural, como a exposição “Máscaras Portuguesas” – Coleção de André Gago (Centro Cultural Municipal de Bragança) e Diálogos com Arte “Careto: ser ou interpretar” (Praça Camões).
No espaço contíguo à tenda na Praça Camões, existe uma área de restauração, que funciona das 12:00 às 23:00 horas.
Recorde-se que, de 28 de fevereiro a 9 de março, decorre a Semana Gastronómica, durante a qual 23 restaurantes aderentes têm nas suas ementas pratos com butelo e casulas.
Este ano, e pela primeira vez, o evento passa a contar, também, com uma componente desportiva: a Rota do Butelo e da Casula em BTT, que reunirá cerca de 150 atletas.