Bragança

Funcionários do call-center temem despedimentos

Publicado por António G. Rodrigues/Glória Lopes em Qui, 2016-01-14 09:15

A mudança de funcionamento no call-center de Bragança, que passou a funcionar das 9h00 às 22h00 quando anteriormente trabalhava 24 horas por dia, está a deixar apreensivos alguns funcionários, que garantem estar em curso um processo para levar ao despedimento de pelo menos meia dezena de pessoas.
Fruto da redução de horário, fonte dos trabalhadores revelou que é necessário reduzir 40 horas por dia. “Isso dá cinco pessoas que vão embora ou dez que reduzam o horário de 8 horas para 4 horas diárias.
Essa redução de horário tem estado a ser proposta a alguns trabalhadores nos últimos dias, com a respetiva redução salarial. 
Uma fonte oficial do call-center da PT, a funcionar no Mercado Municipal de Bragança e onde trabalham atualmente 52 pessoas, garantiu ao Mensageiro que desde o dia 15 de novembro que entrou em vigor o novo horário mais reduzido, que não foram propostas quaiquer rescisões mas admitiu “ajustamentos de horários” de acordo com a nova forma de funcionamento. 
O Mensageiro contactou também o presidente da Câmara, Hernâni Dias, que explicou desconhecer a existência de despedimentos de funcionários naquele serviço, que funciona em instalações cedidas pelo município, mas admite saber que houve uma “mudança” no horário de funcionamento. 
Nesta altura, os funcionários temem dar a cara por medo de represálias da empresa mas sempre vão adiantando que tem estado a ser proposto aos trabalhadores “a redução de horário ou a saída, com carta para o fundo de desemprego mas sem indemnização”.
A redução de horário para quatro horas implica um vencimento de cerca de 270 euros por mês.

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