Nordeste Transmontano

Há especialidades na ULS com atrasos de um ano para consultas

Publicado por AGR em Qua, 2022-11-30 12:00

O aumento de população não residente e a aposentação de médicos especialistas tem levado a um aumento do tempo de espera para consultas de algumas especialidades na Unidade Local de Saúde do Nordeste. A neurologia implica uma espera de um ano para consulta enquanto que a ortopedia ronda os dez meses, confirmou ao Mensageiro fonte ligada à ULS.

Já fonte oficial do Conselho de Administração admite os constrangimentos. “A realização de Consultas Externas das especialidades mencionadas, nomeadamente de ortopedia e de neurologia, estão a realizar-se com alguma demora, desde logo devido ao facto de o número de pedidos de consulta vindos do exterior ter registado um aumento exponencial, assim como o número de profissionais médicos destas especialidades ter sido reduzido por motivos de aposentações e de estágios obrigatórios no âmbito do programa do internato médico das respetivas especialidades”.

O CA da ULS garante o “empenho” no “reforço do seu quadro médico, quer dos especialistas dos Serviços mencionados, procurando que a resposta dada aos doentes seja a melhor e a mais atempada possível, estando, nesse sentido, a ser realizada produção adicional no que respeita às Consultas Externas de Ortopedia, a fim de reduzir a respetiva lista de espera”.

Assinaturas MDB