Incêndio no Montesinho mobiliza seis meios aéreos e 280 bombeiros
Continua com grande intensidade o incêndio que deflagrou no Parque Natural de Montesinho na zona de Carragosa, no concelho de Bragança no sábado, que, entretanto, chegou às aldeias de Rabal e França esta madrugada, mas não foi necessário evacuar habitantes das localidades.
Segundo a Página da Autoridade Nacional de Proteção Civil às 9h00 da manhã que estavam no terreno 280 bombeiros apoiados por 96 viaturas e seis meios aéreos. “Foi uma noite sem dormir. Com grande preocupação e ansiedade”, explicou Jaime Loureiro, presidente da junta de Freguesia de Rabal adiantando que pelas 5h00 o fogo se aproximou de uma área habitacional. “Mas essa situação foi resolvida. Já ardeu uma grande mancha de mato, mas também de castanheiros e carvalhos”, indicou o autarca.
O incêndio começou em terrenos de Soutelo-Carragosa após uma trovoada, no sábado à tarde, mas foi progredindo para zonas de difícil acesso, o que tem dificultado o trabalho dos bombeiros juntamente com as altas temperaturas que se fazem sentir em Trás-os-Montes. “Arderam muitos hectares sobretudo de mato não só em Carragosa, mas também em Soutelo. Esta noite nestas aldeias foi um pouco mais calma porque o fogo seguiu na direção de Rabal e França”, observou o presidente da junta de Carragosa, Élio Vaz.
O fogo chegou a ser dado como dominado no domingo à tarde, porém reacendeu e continua ativo e com grande intensidade.