Bragança

Iniciativa solidária Um Pão por Um Euro apurou 1088 euros para Liga Portuguesa Contra o Cancro

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2023-10-18 18:25

Uma padaria e uma moagem de Bragança juntaram-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para realizar a terceira edição da iniciativa Pão Solidário no passado sábado. “É ação que resulta da parceria entre a delegação de Bragança da LPCC, a padaria de Gimonde e a Moagem do Loreto, que se juntaram para promover o consumo de pão. Vendendo, simbolicamente, um pão por um euro”, deu conta Anabela Anjos, da delegação de Bragança da LPCC. Feitas as contas as vendas de pão perfizeram cerca de 1088 euros.
Desta forma se antecipou-se a comemoração do Dia Mundial do Pão, assinalado a 16 de outubro, e em simultâneo anga-riam-se fundos para a Liga. Com a banca de venda instalada na Praça da Sé, em Bragança, até à hora de almoço esgotaram mil pães que confecionados pela padaria Pão de Gimonde, com farinha moída na Moagem do Loreto. “Rende sempre mais dinheiro do que o pão que temos. As pessoas são sempre mais solidárias e deixam mais dinheiro. Vêm para ajudar, porque algum pão no mercado não custa um euro”, acrescentou Anabela Anjos.
No ano passado a iniciativa rendeu 1500 euros. “Cada vez mais pessoas pedem ajuda à Liga para pagar rendas, trans-portes e outras coisas porque têm cada vez mais dificuldades “, explicou Anabela Anjos.
A Moagem Loreto fornece graciosamente a farinha e a
Padaria Pão de Gimonde trata da preparação, confeção e embalamento dos pães. “O consumo de pão está a diminuir, nomeadamente entre os mais jovens, mas é um produto saudável, que tem muitas variedades, como o pão de centeio, moído na moagem de Bragança, que é um ex-líbris. Por isso quisemos unir o Dia Mundial do Pão a uma causa”, referiu Elisabete Ferreira.

Assinaturas MDB