Jorge Mariz destaca experiência positiva no Campeonato do Mundo de UCI Granfondo
O ciclista brigantino Jorge Mariz estreou-se com as cores de Portugal no Campeonato do Mundo de UCI Granfondo, evento que decorreu, este domingo, na cidade de Trento, em Itália.
O atleta do Velo Clube de Bragança terminou o percurso de 143,8 quilómetros na 115.ª posição da categoria de Elite, que compreende as idades entre os 19 e 34 anos, com a marca de 04:56:37 horas a uma velocidade média de 29 km/h.
Jorge Mariz não escondeu a sua satisfação em poder participar numa competição mundial. “Senti-me muito realizado, foi uma experiência única e que recordarei para sempre. Considero que tive uma boa prestação numa prova de uma exigência extraordinária, onde estar entre os melhores é só por si um motivo de orgulho”.
O percurso de mais de 100 quilómetros não facilitou a vida ao ciclista da Velo Clube. “Foi uma prova bastante dura. Deparei-me com um percurso montanhoso, onde desde logo tive de impor o meu ritmo para as coisas correrem bem e chegar ao fim. As subidas que encontrei são muito longas e em Portugal não é possível treinar para uma prova deste género. Foi necessária uma boa gestão”.
O ciclista que garantiu a qualificação para o Campeonato do Mundo, após ter arrebatado o terceiro lugar no escalão de Elite no Granfondo Coimbra Region, adiantou que a oportunidade era irrecusável. “Quando tive esta possibilidade de representar Portugal não podia recusar. Dei o meu melhor e só consegui chegar aqui com o apoio da família, amigos e patrocinadores. Vou trabalhar para voltar a fazer parte deste evento”.
O Campeonato do Mundo de UCI Granfondo em Trento contou com a presença de cerca de 2.000 atletas de 60 países, com a vitória a pertencer ao austríaco Stefan Kirchmair. Nos feminininos, a vencedora da prova de Granfondo foi a eslovena Laura Simenč.
Jorge Mariz irá agora participar na Clássica Douro internacional, prova que decorrerá em Miranda do Douro, no dia 25 de setembro.
Foto: DR