MODALIDADES

Mirandelense vai orientar seleção portuguesa no campeonato do mundo

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2022-09-12 09:12

Augusto Fontes, natural de Mirandela, atual treinador do Clube Escola do Estreito, da Madeira, foi o técnico escolhido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, para orientar a seleção de Portugal que vai participar no campeonato do Mundo de Skyrunning, em Ossola, Piedmont, Itália, no próximo fim-de-semana.

“É uma honra e é com enorme orgulho que vamos defender as cores nacionais, refere o mirandelense, que já em 2021, foi o treinador da seleção lusa que conquistou a medalha de bronze no campeonato da Europa, a melhor prestação de sempre de Portugal nesta modalidade de corrida pedestre essencialmente na montanha, com percursos que apresentam um elevado desnível positivo, secções técnicas e inclinações acentuadas, podendo utilizar caminhos, trilhos, rochas ou até neve. O mirandelense diz ser uma modalidade mais dura que o trail. “O desnível é completamente diferente, porque no skyrunning sobem paredes. Só para se ter uma noção, no campeonato da Europa os 65 quilómetros tinham, 6 500 metros de desnível”, conta.

O treinador de Skyrunning revela que para se praticar esta modalidade é necessário um plano de treino diversificado e muito rigoroso para tentar evitar o aparecimento de lesões. “Mete alimentação, a preparação física também em termos de reforço, porque não é muito boa ideia só meter quilómetros nas pernas em plena serra, porque assim há muito desgaste físico, estamos a forçar demasiado as articulações, a perder massa muscular e assim é que aparecem mais facilmente as lesões. Pelo que é necessário fazer trabalho físico de reforço, até pode ser na pista. É bom andar de bicicleta, nadar, ir ao ginásio, treino que não tenha impactos”, refere.

Atualmente a residir na Madeira, o professor de educação física está destacado pelo Governo Regional para o Clube Escola do Estreito como treinador e coordenador das modalidades de atletismo, Skyrruning e ciclismo.

Em 2020, Augusto Fontes foi um dos nomeados para a categoria de treinador do ano da Confederação do Desporto de Portugal.

Assinaturas MDB