Mirandela

Morreu a Vovó viral

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2022-11-18 17:55

Adozinda Augusta, provavelmente, a avó mais famosa de Portugal pelos vídeos das conversas animadas com o neto João que se tornaram virais nas redes sociais, com mais de 650 mil seguidores na página “Vovó Viral” do facebook, morreu, esta sexta-feira, com 97 anos.

Adozinda Augusta, natural de Contins, no concelho de Mirandela, rinha 94 anos, quando em 2019, passou a ser conhecida à escala mundial fruto do sucesso dos vídeos partilhados na internet pelo neto, João Fraga, 70 anos mais novo, que davam a conhecer uma relação carinhosa e ternurenta entre ambos com diálogos “apimentados” por expressões tipicamente transmontanas que deliciam quem as ouve.

O sucesso nas redes sociais foi de tal ordem que já eram mais de 650 mil os seguidores que Adozinda Augusta tinha na sua página “Vovó Viral”, na rede social Facebook, onde só um dos seus vídeos mais famosos já teve mais de 5 milhões de visualizações. “Nunca me passou pela cabeça que isto tivesse tanto sucesso”, confessava, na altura o neto, revelando que tudo começou com uma brincadeira. ”Inicialmente, foi para mostrar apenas aos meus amigos, mas acharam tanta piada que sugeriram partilhar nas redes sociais”, contou João Fraga.
No último Verão, a dupla inseparável viu mesmo ser pintado um mural, em sua honra, na paragem de autocarros, à entrada da aldeia de Contins, onde residia. Na altura, recolhemos a reação de Adozinda, ao que acabava de ver. “Sou esta? Encontro-a tão grande, mas eu amanhã ou passado vou-me embora”, disse.

Quando o neto lhe explicou que era uma homenagem que vai ficar para sempre ali, Adozinda tinha a resposta na ponta da língua: “Não venha um maluco que atire com aquilo p’ró car….o”.

A simplicidade e as frases apimentadas da “Vovó Viral” de Contins vão ficar para sempre bem vivas nos seus milhares de seguidores.

O funeral realiza-se este sábado, às 15,00 horas na igreja de Contins.

Assinaturas MDB