Vinhais

Produção de castanha está melhor do que em 2022

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2023-09-29 17:26

Um bom ano de castanha, em quantidade e qualidade, é o que se espera no concelho de Vinhais, com “uma produção acima do ano passado”, admitiu o presidente da Câmara, Luís Fernandes, ontem, na apresentação da Rural Castânea-XVII Festa da Castanha, certame que decorre entre 20 e 22 de outubro. No ano passado as quebras da produção foram elevadas e ultrapassaram os 60%. “Os indicadores que temos são os que nos transmitem os produtores. O que se pode verificar no terreno é que a produção será melhor do que no ano passado, que foi um ano muito mau”, explicou o autarca salientando que em Vinhais “um bom ano de castanha é um bom ano para tudo” referindo-se à dinamização da economia que este fruto seco permite, por ser um complemento muito importante ao rendimento das famílias.
O concelho de Vinhais é um dos principais produtores do país colhendo anualmente entre 13 mil a 15 mil toneladas de castanha. “Temos indicadores muito positivos da produção, não sabemos se o calor vai prejudicar”, observou o autarca.
A Festa da Castanha que o autarca considera a maior da região e que poderá beneficiar por ser a primeira a realizar este ano contara com 75 expositores de produtos regionais. "A castanha está vendida e não tem problemas de escoamento, mas a feira é uma montra do resto que se produz no concelho", destacou Luís Fernandes.
O município investe cerca de 130 mi euros na organização do certame. Desta feita fez uma aposta num cartaz musical variado, tendo como cabeças de cartaz Bárbara Tinoco, Diogo Piçarra, bem como gaiteiros tradicionais. Já tradicionais são as jornadas técnicas do castanheiro, percursos pedestres, concurso de doçaria e da melhor castanha, bem como as ditas quentes e boas assadas no maior assador do mundo.

Assinaturas MDB