Igreja

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já foram recebidos na diocese de Bragança-Miranda (c/ fotos)

Publicado por AGR em Qui, 2022-08-04 10:00

Quase uma centena de jovens de várias unidades pastorais receberam, domingo, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude de 2023, que andam em peregrinação por todo o país e que chegaram à diocese de Bragança-Miranda pela primeira vez.

A receção aos símbolos, provenientes da diocese de Lamego, aconteceu na barragem da Valeira, em Carrazeda de Ansiães.

“Houve um momento de partilha e de união entre todos. E os jovens que eram das diversas áreas da diocese, de Mirandela, Macedo, Carrazeda, Alfândega, receberam este desafio de forma interessante”, sublinhou o Pe. Jorge Miguel Pinto, coordenador de grupos e movimentos da diocese.

Depois de uma primeira visita à diocese de Bragança-Miranda, os símbolos seguiram para o Acampamento Nacional de Escuteiros (ACANAC) e para a Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela, regressando à diocese de Bragança-Miranda no domingo, a Vimioso.

“Os símbolos regressam dia 7, depois de passarem pelo ACANAC e pela peregrinação europeia de jovens em Santiago. Chegam a Vimioso, porque há ali a festa da Senhora da Visitação, que dá o mote à Jornada Mundial da Juventude. Chegarão para a procissão e depois seguirão para a Unidade Pastoral de Miranda, onde se irá apresentar o hino oficial em Mirandês”, precisou o Pe. Jorge Miguel Pinto.

O sacerdote considera que “a presença dos símbolos na diocese é de uma importância tremenda pois fazem com que os jovens comecem a sentir algo mais palpável daquilo que é ir à Jornada Mundial da Juventude”.

“Queremos que os jovens, que não são muitos, se movimentem, os procurem, dinamizem atividades, os transportem para diversos sítios. Ajudará os jovens a tomar consciência de que falta só um ano para a peregrinação, na medida em que também passam por comunidades que não têm tanta gente nova mas como Igreja sentimos a necessidade de rezar por eles.

É necessário manter a fé viva da Igreja, que também se concretiza na oração dos mais velhos pelos jovens.

Assinaturas MDB