Vilar Perdizes ultrapassa Bragança nos penáltis e conquista Taça Transmontana
O Grupo Desportivo de Bragança falhou a conquista da Taça Transmontana ao ser batido pelo Grupo Desportivo de Vilar Perdizes, este sábado, no Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após igualdade a uma bola no final do tempo regulamentar.
A equipa brigantina até marcou primeiro por intermédio do avançado Abbas, aos 37 minutos do primeiro tempo, numa partida em que a frente de ataque canarinha, liderada por Camará, foi bastante perdulária.
O dramático empate (1-1) da formação orientada por Vítor Gamito surgiu no final do segundo tempo com um golo ‘salvador’ do defesa colombiano Moreno, aos 88'.
Nas grandes penalidades, a falta de pontaria de João Rocha e Gabi custou ao conjunto treinado por Rafael Nascimento a conquista da quarta edição da Taça Transmontana. Pelos canarinhos marcaram Nuninho, Trigo, Branco e Hidélvis.
Na zona de entrevistas rápidas, Vítor Gamito, treinador do GD Vilar de Perdizes, exaltou o feito conseguido, lamentando o antijogo dos brigantinos. “Mais que jogar, era importante ganhar. O nosso objetivo era coroar o Vilar de Perdizes como o campeão de Trás-os-Montes e conseguimos esse feito. Foi um jogo que não foi bonito, mas a nossa vitória é inteiramente justa. A única equipa que quis jogar foi o Vilar de Perdizes, houve muitas paragens de jogos e na segunda parte o tempo útil foi muito reduzido. Foi uma final pouco interessante para os adeptos, mas conseguimos levantar a Taça Transmontana”.
Em contraponto, o técnico adjunto do GD Bragança, Pedro Afonso, afirmou que a Taça Transmontana foi um bom teste de pré-época. “Foi um bom jogo para finalizar a pré-temporada e preparamos o jogo da Taça de Portugal. O que importa neste jogo não foi a conquista do troféu, mas sim praticar os processos que desenvolvemos ao longo da pré-temporada”. Perante as críticas de antijogo do técnico Vítor Gamito, Pedro Afonso não quis alimentar essa questão. “Não quero comentar, estamos tranquilos na nossa forma de jogar e cada um que faça a análise que entender”.
Deste modo, o GD Vilar de Perdizes é o novo vencedor da Taça Transmontana, após as vitórias nas edições anteriores dos filiados da AF Vila Real: Mondinense, Chaves Satélite e SC Vila Real.
A Taça Transmontana é uma prova organizada em parceria pela AF de Vila Real e a AF Bragança.
Terminado o primeiro encontro oficial da temporada brigantina, o GD Bragança começa a preparar a sua participação na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, diante do Monção.
A partida da ronda inaugural da prova rainha do futebol português está agendada para o dia 10 de setembro, às 15h00.
[Atualizado]
Foto: AFVR