MIRANDELA

14 dias de festa prometem atrair milhares de visitantes

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-07-28 10:14

Carlão e Toy são cabeças de cartaz. da romaria que tem na noite dos bombos uma das principais referências. Orçamento de 300 mil euros.

 

Bata branca, boné da mesma cor, um enorme bombo personalizado e com a imagem da Senhora do Amparo, padroeira da cidade de Mirandela.

Tal como acontece desde a década de 1980, Manuel Silva está novamente preparado para aquela que é considerada a noite mais longa dos mirandelenses: a famosa noite dos bombos com mais de mil “tocadores” a percorrerem as principais artérias da cidade durante horas e com milhares a assistir. “É com muito orgulho que há perto de 40 anos marco presença nesta tradição porque é uma noite única, em que já sabemos que vamos encontrar amigos que não vemos ao longo do ano. Ninguém dorme, porque é um convívio contagiante”, explica este mirandelense de 56 anos.

Esta tradição começou em 1962, com meia dúzia de mirandelenses. “Agora, já são mais de 1500 pessoas que vêm de todo o lado tocar bombo e até já há famílias inteiras a integrar o desfile", conta Rui Barreira, comerciante e um dos mentores da noite de bombos que este ano acontece na madrugada de 5 para 6 de agosto, um dos muitos eventos incluídos na festa da cidade transmontana que começou, na segunda-feira e prolonga-se até 7 de agosto. depois de a pandemia ter obrigado ao seu cancelamento nos últimos dois anos. “As pessoas estão ansiosas pelo regresso das festas e acreditamos que vão ser um enorme sucesso”, diz o juiz da confraria responsável pela organização.

O orçamento ronda os 300 mil euros. “Não é uma aposta excessiva, mas houve uma subida dos custos com os artistas, com o espetáculo do fogo de artifício, com a iluminação de rua que tiveram subidas na ordem dos 30 por cento, comparativamente com 2019, mesmo assim fomos felizes e conseguimos ter um cartaz competente e capaz”, assegura Sílvio Santos.

O Município vai contribuir com 108 mil euros e apoio logístico. “É uma verba que se justifica porque a festa traduz-se num excelente motor económico local e promotor do turismo na região”, sublinha a presidente da câmara, Júlia Rodrigues.

A abertura oficial da festa aconteceu com a atuação da Escola Profissional de Arte de Mirandela e duas artistas locais: Maria Sanhudo e Gabriela Lemos. Até 7 de agosto, há mais de 50 espetáculos musicais, com destaque para Carlão e Toy, mas há outros nomes como os Vira Milho, Quina Barreiros e Quem é o Bob.

O último fim-de-semana, é sempre o mais aguardado. Para além da noite dos bombos, há também o espetáculo de fogo de artifício que costuma concentrar milhares nas duas pontes que rodeiam o rio Tua.

Assinaturas MDB