Bragança

ACISB trouxe jornalistas a conhecer Bragança que ficaram surpreendidos com o que encontraram

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-04-14 15:15

Foi no âmbito de uma segunda candidatura ao projeto + Bragança que a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) trouxe ao Nordeste Transmontano um grupo de oito jornalistas, bloggers e influencers, na área das viagens, para dar a conhecer o concelho de Bragança e, assim, cativar milhares de possíveis visitantes a passarem uns dias na região.

Silvie Couto começou há cerca de meio ano a publicar imagens da destinos de sonho em Portugal na sua conta de Instagram a já tem mais de 13 mil seguidores.
Confessou-se “surpreendida” com o que encontrou em Bragança durante o fim de semana.

“Apesar de já conhecer muita coisa há volta de Bragança, a cidade em si não conhecia e foi uma agradável surpresa.

Para além do centro, visitámos duas aldeias. Tinha ideia que seria tudo muito antigo mas, afinal, sou vegetariana e, no meio do nada, apareceu um restaurante vegetariano. Afinal, isto não é tão antigo quanto as pessoas pensam.

Aqui já mais em Bragança, gostei imenso da vida noturna. Não fazia ideia que havia tanto movimento”, admitiu, em declarações ao Mensageiro já depois do almoço final, servido no Contradição, no castelo de Bragança.

De Espanha veio a jornalista Mónica Rodriguez e o namorado, que têm o blog “Minions on Tour”. Usam os conhecidos bonecos amarelos para dar a conhecer aos espanhóis alguns dos melhores destinos de viagens. De Bragança vão “apaixonados”.

“Quando pensámos em criar um blogue, eu e o meu namorado, pensámos em fazer algo diferente porque já havia muitos casais que viajam pelo mundo, muitas raparigas que fazem fotos pelo mundo fora e queríamos a fazer alguma coisa que ajudasse a encaixar todos os perfis que possam ver um blogue. E, sobretudo, tentar que os pais possam viajar com as crianças, dizendo-lhes para fazer o que já fizeram os Minions. O pai tem toda a informação disponível para planear a viagem, mas, também, para fazer com que as crianças desfrutem da viagem e não seja apenas ir a um parque temático”, explicou, garantindo que “Bragança é um sítio para todos”.

“Estou apaixonada por Portugal. Já tínhamos estado uma noite em Bragança, mas só visitámos o castelo e pouco mais. Mas surpreendeu-me porque tem muitas coisas para fazer. Há uma rua só com museus, tens vida noturna, uma gastronomia impressionante.
Gosto muito do centro histórico, o castelo é muito bonito.

É impressionante ver a forma de coração das muralhas, é uma cidade muito romântica, com muitos miradouros para fazer fotos bonitas”, frisou.
Esta antiga produtora para uma televisão russa, que perdeu o emprego devido à guerra na Ucrânia, diz que “os portugueses são muito hospitaleiros e tentam fazer com que as pessoas se sintam bem”. “O bacalhau é impressionante. Em Espanha também o cozinhamos mas a forma como vocês o fazem, é impressionante, não há igual.

E a gastronomia é mais barata. Aqui desfruta-se de uma gastronomia muito boa a um preço acessível para um madrileno”, garantiu.

Maria João Rodrigues, presidente da ACISB, faz “um balanço muito positivo” da iniciativa. “Penso que vai ser um enorme sucesso. Demos-lhes todas as ferramentas para fazerem um excelente trabalho. Queremos é ter mais visitantes e fazer circular a economia do concelho”, sublinhou.

A presidente da ACISB diz que os comerciantes já notam a abertura da economia. “A economia esteve muito parada. Agora começamos a estar quase ao nível de 2019. Mas agora há muito receio, por causa da inflação”, frisou.

Anabela Anjos, também da ACISB, explicou que o objetivo é divulgar a região. “Para além de todas as plataformas e de tudo o que possa ser uma mais valia para divulgar o nosso concelho, pretendemos alocar outros concelhos a este projeto e retirar uma mais valia para o distrito. Temos três press trips neste projeto. Tentamos fazer algo diferente em cada uma. Nesta tivemos a preocupação em envolver outros agentes, como a União das Freguesias, os guias locais, para as pessoas perceberem que Bragança é mais do que aquilo que passa [nas notícias]”, apontou.

Esta foi uma das primeiras iniciativas do projeto. “Já tivemos uma reunião colaborativa com a restauração e estamos a fazer mais um vídeo promocional da nossa cidade”, disse ainda.

O Projeto +Bragança (2.ª edição) é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Redgional (FEDER).

Assinaturas MDB