FUTEBOL DISTRITAL

António Forneiro aponta Taça Distrital como meta para a temporada 2022/2023

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-08-07 11:31

António Forneiro, aos 47 anos, assume o comando técnico do Centro Desportivo e Cultural de Carção pela segunda temporada consecutiva, clube que já tinha orientado nas épocas de 2018/2019 e 2019/2020, e em entrevista ao Mensageiro de Bragança partilha o balanço da época que passou e antevê o futuro.

A aceitação da proposta de renovação contratual surge com naturalidade, conforme explicou o técnico natural de Argozelo. “Este clube já provou a sua ambição e capacidade para lutar pelos lugares do topo da tabela. Estou num momento da minha carreira onde a proximidade e a relação de amizade que tenho com o presidente do clube influenciaram a minha escolha de renovar com o Carção, apesar dos convites que recebi para trabalhar em outros campeonatos”.

A próxima temporada arranca a 25 de setembro e António Forneiro aproveitou para revelar os objetivos traçados. “Os objetivos que nos propusemos é conseguir a melhor classificação possível no campeonato e lutar para vencer a Taça, estivemos perto por duas ocasiões e queremos que seja desta vez”.

“A aposta nos jogadores jovens continuará, mas queremos equilibrar o plantel com alguma experiência. Jogadores como o Leo, Diego, Pedro Ribeiro e Armando vão entregar essa maturidade à equipa,” adiantou o técnico.

 “Não abdico de ter um balneário forte em detrimento de uma equipa forte. Eu consigo trabalhar a qualidade dos jogadores, mas o bom ambiente vivido na equipa é fundamental para um sucesso sustentado,” revelou.

A próxima edição do Campeonato Distrital AF Bragança irá contar com os despromovidos Macedo e Mirandela, o que para António Forneiro irá conferir mais competitividade. “As descidas de Macedo e Mirandela tornam o campeonato mais forte, ninguém quer levar goleadas e acredito que haverá muita luta. Estas equipas são candidatos à subida e dão uma motivação extra às equipas adversárias”.

As desistências de clubes como Vimioso, Sendim e Carrazeda merecem o reparo de António Forneiro. “Faltam mais equipas em Bragança para o nosso Distrital crescer e as desistências de Vimioso, Sendim e Carrazeda enfraquecem essa intenção de termos um campeonato mais forte e competitivo. A Associação de Futebol de Bragança (AFB) deve ter um papel mais interventivo para acabar com essa tendência, se for necessário deixem jogar as equipas com mais estrangeiros. Em Bragança precisamos é de ter equipas para jogar e não dificultar o trabalho dos clubes, há poucos jogadores da terra e não vejo problemas em apostar nos jogadores de fora. Não há jogadores locais para todos. Como exemplo, a seleção da AFB apresentou 70% de estrangeiros e, porque os clubes não podem fazer igual? Não pode ser é de qualquer maneira, há que dar condições humanas para estes jogadores trabalharem e ajudarem aos clubes locais”.

O técnico do Carção olha para a temporada anterior com orgulho do trabalho realizado. “O balanço da época anterior é positivo, num plantel onde o jogador mais velho tinha 24 anos, conseguimos dar oportunidade a jovens jogadores de se afirmarem e até recuperar jogadores que pareciam negligenciados no futebol, como foi o caso do Boris que acabou por ser o melhor marcador do campeonato. Foi pena não termos alcançado a final da Taça e até uma classificação melhor. As lesões que tivemos dificultaram alcançar essas metas,” acrescentando que “o momento mais negativo da temporada foi a nossa eliminação na Taça Distrital num jogo com demasiada polémica (2.ª mão, Meias-Finais, Sendim), onde a arbitragem e a polícia podiam ter tido um papel mais interventivo e não deixar as coisas acabarem daquela maneira”.

António Forneiro não mostrou dúvidas em apontar o melhor jogador da temporada anterior, mas na melhor equipa a escolha não foi tão assertiva. “O Adão foi o melhor jogador do campeonato, apesar dos muitos golos marcados pelo Boris. Tenho uma satisfação muito grande ver esse crescimento. A melhor equipa foi o Rebordelo, mas o Mirandês realizou uma excelente segunda volta”.

O futuro de António Forneiro será no futebol, mas é previsível que assuma outro papel na modalidade. Entretanto, continuará o seu processo de mentoria ao seu filho e técnico adjunto, Ricardo Forneiro, até o mesmo assumir o papel de técnico principal. “Já tive alguns projetos para trabalhar no Campeonato de Portugal e na formação, mas a minha vida é o trabalho fora do relvado. A minha intenção é ajudar o meu filho a encaminhar a sua carreira de treinador, durante alguns anos, para depois pensar melhor no caminho que quero seguir no futebol”.

António Forneiro no cargo de treinador conquistou três títulos de Campeão Distrital (2011/12, 2014/15 e 2016/17), duas Taças Distritais (2013/14 e 2016/17) e uma Supertaça Distrital (2017/18), todos eles ao serviço do Minas de Argozelo.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB