FUTSAL FORMAÇÃO

Bragança goleia Cachão e está a um passo do título distrital (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sex, 2023-06-09 09:21

O Grupo Desportivo de Bragança venceu, esta quinta-feira, no Campo do CEE, o Grupo Desportivo do Cachão, por 6-1, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Distrital de Juvenis.

A jogar em casa, o Bragança confirmou o favoritismo atribuído, embora tenha enfrentado algumas dificuldades para ultrapassar a organização defensiva do adversário durante a primeira parte.

Foi apenas aos 41 minutos que o Bragança abriu o marcador, com um golo de Gabriel Kischener de cabeça, a desviar um cruzamento de Alberto.

Na segunda parte, debaixo de uma chuva intensa, o Bragança aumentou a vantagem aos 57 minutos, por Ivan Ferreira, cujo remate desviou num defesa do Cachão e enganou o guarda-redes Rodrigo Constâncio.

Aos 66 minutos, o Cachão reduziu a diferença mediante uma grande penalidade convertida por Pedro Sousa, castigando uma falta cometida pelo guarda-redes João Fernandes sobre o avançado mirandelense.

Qualquer possibilidade de uma reviravolta do Cachão foi anulada, um minuto depois, com Kischener a marcar de cabeça, aproveitando um cruzamento de Diegues. Aos 77’, Kischener fez o 4-1, após um cruzamento bem medido de Alberto.

João Ferreira marcou o quinto golo aos 82 minutos e, perto do final do jogo, aos 89’, Kischener marcou o seu quarto golo na partida, fechando o resultado em 6-1.

No final do encontro, Daniel Barros, treinador do GDB, analisou a partida e já colocou o foco no próximo jogo, frente à Escola Crescer. "No primeiro tempo, o Cachão apresentou-se com linhas muito recuadas e, apesar de dominarmos a posse de bola, sentimos algumas dificuldades em fazer passes entre linhas e em criar jogadas de profundidade. No intervalo, fizemos ajustes táticos, privilegiando o jogo de posse e adotando um futebol mais apoiado, o que nos permitiu ampliar o resultado. Continuamos a depender de nós e resta preparar-nos para o próximo jogo contra a Escola Crescer."

Já Fernando Quintã, técnico do GD Cachão, mostrou-se resignado com o resultado, apontando o Bragança como um justo vencedor. “No primeiro tempo estivemos bem defensivamente, apesar de algumas falhas que acabaram por resultar no golo sofrido no final do primeiro tempo. Acabámos por acusar o desgaste, mas é de destacar a superioridade da equipa do Bragança".

O último lugar ocupado pelo Cachão, com 10 pontos, não preocupa Quintã, que pede mudanças no modelo competitivo no Campeonato Distrital de Juvenis. “Não é fácil, sem bases de formação, jogar neste escalão, mas o nosso trabalho é recrutar e incentivar os jovens a praticar esta modalidade, sem nos preocuparmos com a classificação. O campeonato já vai longo e acredito que este formato não seja o mais adequado. Espero que a AF Bragança tome medidas, pois jogar a cada quinze dias não é benéfico para ninguém."

Após a conclusão da jornada 16, o GD Bragança mantém-se na liderança do Campeonato, somando agora 42 pontos. O CA Macedo de Cavaleiros segue em segundo lugar, com 38 pontos, após a vitória por 3-2 frente ao Moncorvo. Esse triunfo dos macedenses impediu que o Bragança pudesse celebrar antecipadamente a conquista do título distrital, mantendo, assim, a competição em aberto.

A equipa de Daniel Barros terá a oportunidade de decidir o campeonato esta quarta-feira, em caso de vitória no dérbi local contra a Escola Crescer ou perda de pontos dos macedenses na visita ao Mirandela.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

Assinaturas MDB