FUTEBOL

Bragança perde em casa com o Amarante e afunda-se na tabela classificativa (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-11-06 22:12

No Estádio Municipal de Bragança, o Amarante confirmou o favoritismo e venceu, pela margem mínima (0-1), o Grupo Desportivo de Bragança, num encontro que coroou os amarantinos como novo líder da Série A do Campeonato de Portugal, quando decorridas 6 jornadas.

No primeiro tempo, o Bragança trabalhou bem os momentos do jogo, perante um Amarante que apesar de apresentar uma percentagem maior de posse de bola nunca conseguiu traduzir esse domínio em ocasiões soberanas de golo.

Aos 42’, Hidélvis sai lesionado para dar a entrada a Passas, na primeira contrariedade para a equipa de Rafael Nascimento.

Na retina ficou, ainda no primeiro tempo, ao minuto 45+1’, a tentativa de “chapelada” larga de Bruno Silva ao guarda-redes Ivan.

Na etapa complementar, o Amarante, visivelmente incomodado com as movimentações brigantinas, aplicou de uma maior pressão para tentar manietar a equipa da casa.

Ao minuto 65, o árbitro Renato Gonçalves assumiu protagonismo ao expulsar o avançado Camará e o ex-brigantino Okoli, considerando que existiu conduta violenta numa disputa de bola entre os jogadores africanos.

Uma baixa de peso para a estratégia de Rafael Nascimento, que perdeu uma das referências ofensivas.

A vitória crucial do emblema de Amarante acabou por chegar, aos 74’, por intermédio do avançado Miguel Pinto, a passe do argentino Aubán.

Até ao apito final, o Bragança lutou com todas as suas armas para chegar ao empate, mas sem sucesso.

No final do encontro, o técnico brigantino Rafael Nascimento apontou o momento das expulsões como determinante para o desfecho da partida. “A primeira parte do Bragança foi bem conseguida, onde estivemos bem organizados estrategicamente e a aplicar o que trabalhámos durante a semana. A segunda parte fica estragada pelas duas expulsões, onde ficámos sem um jogador que nos dava profundidade. Após esse lance, acabámos por sofrer um golo em meia oportunidade” frisando que “foi um jogo sem grandes oportunidades de golo, com duas equipas a anularem-se estrategicamente”.

O último lugar da tabela classificativa obriga Rafael Nascimento a deixar um recado claro para o grupo de trabalho. “A equipa tem de refletir sobre os pormenores que fazem a diferença e perceber onde podemos melhorar para arrepiar caminho”.

Para o timoneiro amarantino, Renato Coimbra, o resultado obtido em Bragança deve ser valorizado, considerando que o lugar dos brigantinos na tabela classificativa esconde o seu real valor. “Jogámos contra um adversário que parece ter em falta a estrelinha da sorte, perdendo os jogos por pormenores, como foi o caso neste encontro. O Bragança é uma equipa extremamente competitiva e muito difícil de bater. Não estivemos bem no primeiro tempo, na segunda parte assumimos o jogo e fomos mais dominadores. Apesar de não termos criado muitas ocasiões de golo, conseguimos, com alguma felicidade, chegar ao golo. A vitória é justa porque marcámos e o Bragança não”.

O Amarante é o novo líder da Série A, aproveitando o deslize do Tirsense em Brito, mas Renato Coimbra lembra que não vencedores antecipados. “Não há muita diferença entre as equipas que militam neste campeonato, portanto todos os jogos devem ser encarados com responsabilidade. Este é um campeonato muito atípico, em 14 clubes descem seis, como tal o nosso objetivo é distanciar desses últimos e então olhar para cima”.

A próxima jornada está marcada para o dia 13 de novembro e reserva um dérbi transmontano com a visita do Bragança ao Pedras Salgadas, o Amarante defende o primeiro lugar em Monção.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB