Nordeste Transmontano

Câmaras de Vinhais e Mogadouro já receberam camiões cisterna pagos pela APA para transportar água no verão às aldeias

Publicado por AGR/FP em Qui, 2023-01-26 09:29

As Câmaras de Vinhais e Mogadouro receberam, na passada sexta-feira, os camiões cisterna para distribuição de água às populações financiados pela Agência Portuguesa do Ambiente, através do Fundo Ambiental.

Ao todo, o projeto ascende a 1,2 milhões de euros e contemplou, ainda, a aquisição de um camião cisterna para Vimioso e um sistema de transporte de água desde o rio Tua em Carrazeda de Ansiães.

No caso de Vinhais, o Município recebeu 150 mil euros, que utilizou para a compra de um camião cisterna com capacidade de 27 mil litros (usado), um trator e um atrelado de tranporte, para além de ter usado, ainda, uma parte da verba para comparticipar os custos que a autarquia teve no verão passado com o transporte de água para 17 aldeias do concelho.

“A importância [deste equipamento] é grande tendo em conta o contexto que enfrentamos, sobretudo no verão, e que nos obrigou a levar água a 17 aldeias.

Futuramente, deveremos ter de continuar a transportar água para vários locais. Ter estes meios ajuda muito, também nos incêndios. Agora temos este camião e uma outra cisterna de oito mil litros e os bombeiros um camião de 18 mil litros”, frisou Luís Fernandes, presidente da Câmara de Vinhais.

Pimenta Machado, vice-presidente da APA, que financiou as aquisições, frisou que os períodos de seca serão “cada vez mais frequentes” e que o território “tem de estar adaptado para os enfrentar”.

“Trás-os-Montes é das regiões mais expostas e vulneráveis às secas. Em boa parte deste território, a percentagem de água no solo era inferior a um por cento. O ano de 2022 foi o terceiro ano mais seco de sempre. Muitas aldeias, que estão dependentes de captações de águas subterrâneas viram-nas secar. Este investimento é para suprir a falta de água sempre que ocorram secas. E o ano passado foi exemplo disso”, disse em Vinhais.

O município de Mogadouro foi igualmente contemplado com um novo camião-cisterna cujo investimento foi de 180 mil euros mais IVA e comparticipado em 150 mil euros. Este novo equipamento tem capacidade para transportar 35 mil litros de água que servirá para abastecer as populações deste concelho, em caso de necessidade.

Assinaturas MDB