CAMir sagra-se Bicampeão Distrital de Xadrez
Decorreu no passado dia 30 de setembro, em Mirandela, o Campeonato Distrital de Xadrez por equipas. Realizado na sala de Xadrez do Clube Amador de Mirandela (CAMir), esta prova organizada pela Associação de Xadrez de Bragança (AXB) colocou frente a frente as equipas do CAMir e do Grupo Desportivo Macedense (GDM), com cada um dos clubes a colocar em prova duas equipas: CAMir A e CAMir B e GDM A e GDM B. A equipa CAMir A esteve em grande forma e arrecadou o título distrital para o clube Mirandelense, torna-se, assim, Bicampeão Distrital de Xadrez por Equipas.
O Capitão da equipa CAMir A e Presidente do CAMir, Paulo Afonso, mostrou-se satisfeito com a revalidação do título e por Mirandela ser, mais uma vez, palco de provas de Xadrez: “Estamos satisfeitos com a conquista deste título, o CAMir tem trabalhado ao longo do ano para conseguir apresentar-se em boa forma nestas competições e conseguirmos revalidar o título de Campeão Distrital por Equipas deixa-nos contentes. Mas, mais importante que a vitória, é o facto de Mirandela receber, novamente, uma prova de Xadrez, desta vez de âmbito distrital, e conseguirmos ter um grande número de jovens a participar nesta competição. Por isso, temos que agradecer a todos os atletas que disponibilizaram o seu tempo para estarem em frente aos tabuleiros e dar os parabéns ao GDM por, tal como nós, continuarem a participar e a promover o Xadrez nos nossos concelhos e no nosso Distrito”.
Esta prova marca o final da temporada 2021/2022 e Paulo Afonso faz um balanço positivo da temporada, mas, refere a diferença de realidade vivida pelo CAMir e outros clubes que disputaram o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão: “Esta foi uma época muito exigente para o CAMir, participamos no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão por Equipas, onde sentimos algumas dificuldades e uma grande diferença na aposta feita no xadrez. Maioritariamente, disputamos jogos com equipas do distrito do Porto e Braga, que contam com grandes apoios, privados e públicos, com espaços melhor preparados para modalidade e conseguem ter suporte para contar com treinadores de renome nas suas fileiras. Estas particularidades fizeram-se sentir ao longo da prova, mas demos, sempre, o nosso melhor para conseguir os melhores resultados para o CAMir. Foi uma participação positiva, pois, além da experiência de jogo que demos aos nossos atletas, principalmente aos mais jovens, conseguimos trazer alguns bons exemplos para aplicar no nosso clube. Além do Campeonato Nacional, quisemos estar presentes em outras provas nacionais, promovemos alguns torneios internos, participamos no III Open de Xadrez Terras de Trás-os-Montes, colaboramos nas iniciativas do Município e mantivemos uma atividade de formação regular. Em suma, fazemos um balanço positivo desta época que finda agora.”.
Além do balanço da época, o Presidente do CAMir deixou algumas indicações para o futuro do xadrez e deixou alertas para o futuro da modalidade em Trás-os-Montes: “Estamos novamente apurados para participar no CN da 3.ª Divisão por Equipa, para a época 2022/2023, e a nossa vontade é participar novamente na competição, contudo, vamos fazer uma discussão interna, pois esta competição é muito exigente, envolve muitos custos com as deslocações e inscrições e necessita de um compromisso forte, não só dos atletas, como de todos os nossos parceiros. Queremos continuar a fazer crescer o clube, mas é difícil apresentar um forte nível competitivo quando enfrentamos clubes com 5 ou 6 vezes mais apoios. São esses apoios que permitem ter uma formação adaptada às necessidades de cada atleta e fazer crescer o seu nível de jogo. Acreditamos que precisamos de dizer o que pretendemos para a modalidade no nosso concelho e no nosso distrito, pois, se pretendemos crescer, ter atletas a disputar provas nacionais e ter reconhecimento na modalidade, precisamos de, em conjunto com as autarquias, a comunidade escolar e entidades privadas, desenhar um plano de médio/longo prazo para a modalidade. Se o objetivo é continuar a disputar provas distritais com dois clubes que teimosa e abnegadamente resistem às dificuldades, então condenamos o xadrez a desaparecer no curto prazo.”.
A época desportiva 2022/2023 arranca no mês de outubro com o CAMir apurado para disputar o Campeonato Nacional da 3.º Divisão por Equipas e a Taça de Portugal 2022/2023.