Diocese

Cón. Silvério Pires vai lançar “a única obra completa sobre a Senhora do Amparo”

Publicado por AGR em Qui, 2022-12-22 14:29

Vai ser lançado, no início de 2023, o mais recente livro da autoria do Cón. Silvério Pires, que se constituiu como “a mais completa obra sobre a Senhora do Amparo”.

“Tem dois grandes objetivos. O primeiro prende-se com o facto de, durante 2021, se terem assinalado os 75 anos da morte do Pe. Ernesto Augusto Sales. Estiveram planeadas duas sessões públicas para assinalar a data, mas que foram suspensas devido à pandemia. Por isso, a primeira grande finalidade é ser uma homenagem ao Pe. Sales, que é um historiador de Mirandela.

Mirandela deve-lhe essa manifestação pública. No livro, sugiro que essa manifestação se faça e seja implantada uma estátua”, explicou o autor ao Mensageiro, recordando que o Pe. Ernesto Sales “era contemporâneo do Abade de Baçal”. “Foi capelão do Exército de carreira e era ele que pesquisava os forais na Torre do Tombo e enviava a informação ao Abade. Foi um grande colaborador dele”, disse.

O segundo objetivo passa por “falar da confraria da Senhora do Amparo”.

“A confraria do Santíssimo Sacramento foi encarregada pelo Poder Régio de fazer as obras da capela da Senhora do Amparo. Terminadas, também queriam uma confraria. No lugar dos estatutos da existente, colocaram o nome de Sra. Do Amparo. Neste livro, desdobro esse erro.

Publiquei também os novos estatutos, a serem aprovados pelo bispo que há de vir”, explicou o Cón. Silvério Pires.

Neste trabalho, o sacerdote fala ainda das festas da Senhora do Amparo. “Coloquei um tipo de novena de Nossa Senhora, que pode ser utilizado em qualquer santuário”, frisou.
Para além disso, fala-se das tradições das festas, das merendas comidas no areal, da noite branca, “que é a chamada noite dos bombos”.

De acordo com Pedro Sinde, autor do prefácio, “neste livro o Cónego Silvério vai-nos guiando pela história e pela devoção a Nossa Senhora do Amparo, mas com a preocupação de nos dar o contexto alargado em que se situa esta devoção: passando pelos seus historiadores, pela sua história, arquitetura, iconografia, as diversas expressões da sua devoção (poesia, música, iconografia) e ainda os aspetos canónicos, desde a Confraria SS. Sacramento”.

A edição, de 400 exemplares, é da responsabilidade do Município de Mirandela e será apresentado no início do próximo ano.

Assinaturas MDB