Bragança

De Gondesende para a Deloitte em Londres

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-08-24 09:17

Há pessoas que contrariam o destino que parece estar traçado à nascença. Este é o caso de Patrícia Gonçalves, 30 anos, uma jovem, quadro da Deloitte, em Londres, filha de antigos emigrantes na Holanda, naturais de Gondesende, no concelho de Bragança.
Patrícia vai de etapa em etapa contornando o que parecia ser um percurso óbvio.
Foi a primeira da família a entrar no ensino superior, mais concretamente na Universidade do Minho, mas agora recebeu uma bolsa de estudo no valor de mais de 80 mil euros da Universidade de Oxford para ali frequentar uma MBA mais ligada à gestão e administração, numa área de ensino bem diferente da sua.
A jovem cumpriu a instrução primária na Holanda, em Amesterdão, e veio para Bragança com 10 anos. Estudou em Bragança e rumou à Universidade do Minho, onde fez a licenciatura em Psicologia. “Logo durante o curso estive envolvida em organizações não governamentais. Fazia voluntariado. Durante sete anos estudei e trabalhei com uma organização internacional que dá oportunidades educativas a jovens, financiadas pela Comissão Europeia. Cheguei a ir a vários países, como Marrocos. Fiz muito voluntariado e fui eleita para o Conselho da Europa que tem uma estrutura ligada à juventude. Fiz isso dois anos”, contou. Depois foi para o Parlamento Europeu, onde trabalhou em Bruxelas. “Trabalhava sempre com foco na área da sustentabilidade, em como conectar o mundo empresarial com a área da sustentabilidade, o que me levou para a consultadoria. Viajei e trabalhei em oito países diferentes”, observou. Entretanto, já trabalhou no Dubai, Hong Kong, Filipinas, entre outros países. Atualmente, está no Reino Unido, onde é consultora da Deloitte. “Tenho trabalhado na área das alterações climáticas, o que à primeira vista não tem relação com a minha formação base em Psicologia. Por isso vou fazer um MBA em administração de empresas, ainda assim a Psicologia é muito importante porque trabalho com comportamento de consumidores, gestão de culturas e mudanças”, descreveu.
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