Diocese

Diocese planeia acolher dois mil jovens antes da Jornada Mundial da Juventude de 2023

Publicado por AGR em Qui, 2023-01-12 10:13

A diocese de Bragança-Miranda conta acolher cerca de dois mil jovens antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa, de 01 a 06 de agosto deste ano, que contarão com a presença do Papa.
“Na dinâmica que envolve a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto deste ano, estabeleceram-se vários contactos com os Municípios do Distrito de Bragança, nomeadamente os da CIM-TTM.
Realça-se, até à presente data, uma total abertura, envolvimento e disponibilidade por parte dos Municípios, Paróquias, Entidades locais e regionais, e voluntários”, revelou o Secretariado Diocesano Juvenil Vocacional.
O SDJV considera que as Pré-Jornadas serão, “sem dúvida alguma, ‘o’ acontecimento do ano de 2023 na diocese de Bragança-Miranda”. “Para tal, precisa da união e colaboração de todos”, lê-se.
As “Pré-Jornadas” ou “Dias nas Dioceses” (DND) são o encontro que antecede a semana da JMJ e consistem na integração dos jovens, vindos de todo o mundo, nas várias dioceses do país, entre as quais a de Bragança-Miranda.
“Estima-se, durante esses dias, acolher cerca de 2000 jovens que serão distribuídos pela Diocese de Bragança-Miranda. Os participantes ficarão a conhecer melhor a nossa região, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias (acolhimento).
De 26 a 31 de julho de 2023, TODOS são convidados a acolher e dar a conhecer este ‘Reino Maravilhoso’”, frisou a responsável do Secretariado, a Ir. Conceição Borges.
A mesma responsável lembra que “a JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa”. “É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.
“A campanha de comunicação da JMJ irá iniciar brevemente de forma mais expressiva e concreta nos municípios envolvidos, nomeadamente através da colocação de outdoors e muppies. Ela pretende despertar o interesse e participação dos jovens da nossa Diocese neste evento único”, concluiu o secretariado.

Assinaturas MDB