FUTEBOL DISTRITAL

Goleada sobre o Argozelo marca apresentação do hino e mascote brigantina

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2021-11-08 10:59

O Grupo Desportivo de Bragança confirmou o favoritismo e venceu expressivamente o Minas de Argozelo, por 4-0, em jogo da jornada 5, do Campeonato Distrital AF Bragança.

Uma tarde especial para os adeptos brigantinos agraciados com a apresentação do hino do GDB. Apresentação que decorreu antes do apito inicial, e teve a participação da banda torriense “Albaluna”. O vocalista Ruben Monteiro compôs o tema e aproveitou para revelar as suas fontes de inspiração. “Apesar de ser de Torres Vedras, tenho uma forte ligação ao clube e à terra. Venho a Bragança regularmente e conheço muito bem a cultura e a cidade. Não sou fã de futebol, mas estas músicas de futebol que ouvia nos jogos de computador sempre me inspiraram e deram energia.”

Paulo Afonso, presidente do GD Bragança, promoveu uma tarde de futebol diferente, que contou, ainda, com a apresentação da mascote “Canarinho”. “Estas iniciativas eram algo que faltava ao clube. O hino é uma ideia que tivemos desde que tomámos posse para dinamizar e identificar mais os adeptos com o emblema brigantino. O “Canarinho” foi uma ideia pessoal e serve para animar e ligar as crianças ao clube”.  

Quem também ajudou à festa foi a equipa de futebol da casa que garantiu a vitória num jogo de sentido único. A formação liderada por Lopes da Silva apresentou algumas novidades no onze titular, com a entrada de Kevin e Litcha a substituir o lesionado Michel e Mantorras, respetivamente. O golo inaugural da partida surgiu com naturalidade e teve a assinatura do cabo-verdiano Helton Gomes. O extremo, aos 19’, demonstrou toda a sua técnica individual, ao ultrapassar os defesas contrários, para finalizar com um remate seco e colocado.

Oportunidades para a equipa da casa não faltavam e o segundo golo dos canarinhos não surpreendeu. Helton finalizou uma boa jogada de envolvência do ataque da equipa da casa, aos 42’, aproveitando uma assistência de Paulo Roberto.

Ao intervalo, as camadas jovens do GD Bragança subiram ao relvado para serem apresentadas aos sócios e adeptos presentes no Estádio Municipal de Bragança. Aplausos não faltaram para os jovens da formação canarinha.

No reatar da partida, a equipa visitante pecou pela incapacidade em atacar a baliza de André Reis. O Bragança com outros recursos dominava o jogo e acumulava situações de perigo. Aos 60’, o brasileiro Paulo Roberto marcou o terceiro golo do encontro. Assistência primorosa de Nuninho para o experiente avançado com tempo para dominar e rematar sem oposição.

Com fome de golos entrou Mantorras que, aos 77’, finalizou as contas da partida, em 4-0, na execução irrepreensível de um livre direto.

Após o encontro, Lopes da Silva, treinador do GD Bragança, mostrou-se agradado com o desempenho dos seus atletas. “A minha equipa tornou este jogo fácil. Sabíamos que o Argozelo vinha de bons jogos fora de casa e ia fechar na defesa a explorar o contra-ataque. Foi uma vitória boa para valorizar o resultado da jornada anterior em Rebordelo. Sabemos que temos muitas e boas opções no ataque, hoje (domingo) efetuámos algumas alterações e conseguimos o que queríamos. Trabalharemos para conseguir outra vitória em Moncorvo”.

Rochinha, treinador-adjunto do Minas de Argozelo, considerou que o resultado provou as diferenças entre os dois conjuntos. “O GD Bragança é o maior candidato à subida e nós esperávamos as dificuldades constatadas durante o jogo. Na segunda parte, o aspeto físico veio ao de cima, onde não conseguimos travar as arrancadas adversárias. Este plantel está em construção, dada as limitações e o arranque tardio em formar a equipa complicam a tarefa. O resultado é justo e quero dar as felicidades ao Bragança”.

Com este resultado, o GD Bragança reforça a liderança com 13 pontos em 5 jogos disputados. A formação do Minas de Argozelo mantém o 8.º lugar com 4 pontos e o mesmo número de jogos disputados. Na próxima jornada, o GD Bragança tem encontro marcado com o GD Moncorvo que apresenta alguns casos de COVID-19 no plantel, tornando possível o adiamento do encontro. O Minas de Argozelo recebe o GD Sendim. As partidas da sexta jornada estão agendadas para o dia 14 de novembro, às 15h00.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 5.ª Jornada

 

FC Carrazeda – GD Mirandês                                      0-4

GD Bragança – Minas de Argozelo                              4-0

FC Vinhais – AE Africanos                                           4-1

Vila Flor SC – CDC Carção                                         1-1

GD Sendim – ADC Rebordelo                                     1-2

Águia FC Vimioso – GD Moncorvo                            Adiado

 

Classificação

                                                               J              V             E             D             P

1.º GD Bragança                                    5             4             1             0              13

2.º ADC Rebordelo                                5             4             0             1              12

3.º GD Mirandês                                    5             3             2             0              11

4.º FC Vinhais                                       5             3             1             1              10

5.º GD Sendim                                      5             2             2             1              8

6.º CDC Carção                                    5             2             2             1              8

7.º Águia FC Vimioso                            4             1             1             2              4

8.º Minas de Argozelo                           5             1             1             3              4

9.º Vila Flor SC                                     5             1             1             3              4

10.º GD Moncorvo                                4             0             2             2              2

11.º AE Africanos                                  4             0             1             3              1

12.º FC Carrazeda                                4             0             0             4              0

 

Próxima jornada 6.ª 14/11/2021

AE Africanos-Vila Flor SC; GD Mirandês-FC Vinhais; CDC Carção-Águia FC Vimioso; GD Moncorvo-GD Bragança; Minas de Argozelo-GD Sendim e ADC Rebordelo-FC Carrazeda.

Ficha

GD Bragança                                   4

 

Minas de Argozelo                           0

 

 

 

Estádio Municipal de Bragança

Árbitro: António Martinho

GD Bragança: André Reis; Adolfo (Lisboa 79’), Veiga, Macky, Kevin, Fabien Capelo (Luccas 79’), Estanga, Nuninho (Tiago Mendes 68’), Hélton (Fernando Ícaro 68’), Litcha  e Paulo Roberto (Ruizinho 60’).

Treinador: Lopes da Silva.

Minas de Argozelo: Veloso; Daniel Ramos, Nuno Cruz, Alekssander (Brian 90’), Vasco Afonso (Félix Romão 78’), Humberto, Conceição, Gralhos (Lopes 78’), Pedro (Semedo 90’), Carlos Sousa e Pote (Miguel Assis 66’).

Treinador: Fernando Teixeira.

Golos: Helton Gomes (19’ e 42’), Paulo Roberto (60’) e Tiago Mendes (77’).

Assinaturas MDB