Educação

Investigadora defende que uso de máscara pode ter impacto na aprendizagem

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-09-16 10:48

O uso continuado de máscara na escola pode ser prejudicial para o desenvolvimento das crianças ao nível da aprendizagem da escrita e da leitura, podendo ter impacto no atraso linguístico e nas competências sociais dos alunos mais jovens. O alerta parte da investigadora Celmira Macedo, inventora da metodologia Ekui [combina quatro formas de comunicação: a gráfica, o código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético] que se baseia em estudos realizados na China, uma vez que os lábios estão cobertos e os alunos não vêm como se reproduz o som.
A máscara vai continuar a ser obrigatória para os professores em sala de aula desde o início do ano letivo. Celmira Macedo acredita que o Ekui pode ser uma ferramenta de auxílio para os docentes nestes tempos de pandemia covid-19. “A Ekui tem uma app, gratuita, que basta descarregar e o professor fica a dispor da língua gestual e de um vídeo com a produção do fonema. Porque há crianças que confundem letras, por exemplo, o ‘t’ com o ‘d’, e se o professor estiver com máscara terão mais dificuldade em perceber. As crianças não ouvem bem o fonema o que atrasa o processo de aprendizagem da leitura e como consequência da escrita ”, explicou Celmira Macedo.
A app EKUI, grátis na Play Store, funciona como um reforço na articulação dos sons das letras, necessários para que as crianças aprendam a ler e a escrever sem problemas. “Não identificar, discriminar e produzir bem os sons (das letras) pode trazer problemas ao nível da fala, leitura e da escrita”, reforça a investigador

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