Bragança

IPB apoia universidades da Palestina na educação de infância

Publicado por AGR em Qui, 2022-06-23 10:04

O Instituto Politécnico de Bragança está a apoiar várias universidades da Palestina na formação de educadores de infância, através do programa Erasmus +.

Foi nesse âmbito que duas dezenas de professores universitários, de várias instituições de ensino superior da Palestina, vieram esta semana a Bragança.

“Temos um curso de cinco dias em que vamos apoiar mais nas questões relacionadas com a supervisão pedagógica. Portanto, como se pode observar, o que fazer para planificar a ação educativa com crianças e a formação dos futuros educadores de infância”, explicou Cristina Mesquita, coordenadora deste projeto e do Centro de Investigação em Educação Básica da Escola Superior de Educação do IPB.

Iyad Fayez Abubaker, um dos professores que integra a comitiva palestiniana que viajou para Bragança, contou ao Mensageiro que o objetivo é “ver a experiência portuguesa com a educação de crianças, ver como os estudantes em Portugal aprendem e estagiam”. “Observar e aprender”, frisou.

O mesmo docente considera que este projeto “é muito importante” para o seu país.

“É muito importante para nós para depois podermos transmitir este conhecimento para a Palestina”, garantiu.

Sobre a experiência em Portugal, apesar de ainda curta, já serviu para ficar com uma garantia: “Bragança é a melhor cidade”. “É uma cidade linda, com pessoas agradáveis. É tudo pacífico e frutificante. É a melhor cidade em Portugal”, concluiu.

Ao longo desta semana, os docentes palestinianos visitaram os jardins de infância da cidade, tendo, ainda, momentos de discussão sobre as visitas de campo.
Este projeto de Erasmus + Capacity Building envolve, ainda, instituições de Itália, Creta (Grécia) e Reino Unido.

Assinaturas MDB