FUTEBOL DISTRITAL

Irmãos Fernandes garantiram triunfo do Carção nos minutos finais

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2021-10-11 13:45

A equipa do Centro Desportivo e Cultural de Carção estreou-se em casa com uma vitória arrancada a ferros, por 2-1, sobre os Estudantes Africanos, em jogo realizado no Estádio Municipal de Vimioso. Depois da vitória na secretaria, por 0-3, frente ao Carrazeda de Ansiães, a formação orientada por António Forneiro soma agora duas vitórias consecutivas em duas jornadas realizadas e junta-se ao ADC Rebordelo no topo da tabela do Campeonato Distrital AF Bragança.

Frente aos Estudantes Africanos o conjunto liderado por António Forneiro não foi brilhante, no entanto, criou situações suficientes para sair do jogo com uma vantagem mais confortável. A equipa dos estudantes brigantinos foi a jogo desfalcada e contou com apenas dois elementos no banco para uma eventual substituição. Apesar disso a primeira situação de perigo foi da formação visitante, valendo a intervenção salvadora do brasileiro Lafaiete, logo aos 4’.

Depois de um período inicial com muita luta pela posse de bola e de um lance, aos 31’, que gerou protestos do conjunto da casa ao alegarem pénalti por marcar sobre Bóris, os carçonenses aproximaram-se com mais perigo baliza defendida por Ronildo. Nuno Faiões foi uma ameaça constante, mas sem demonstrar a eficácia exigida ao avançado.

A etapa complementar iniciou com um Carção a aplicar pressão alta, mas continuando a cometer os mesmo erros na finalização. Aos 75’, o árbitro Davide Dias não teve dúvidas em assinalar grande penalidade de José Andrade sobre Semedo. Chamado à cobrança, Danilo não tremeu e inaugurou o marcador. Em desvantagem, o Carção subiu linhas e apostou tudo no ataque a até enviou a bola à barra, aos 78’, por Luís Souza. Depois da ameaça, o Carção empatou através de uma grande penalidade convertida por Diogo Fernandes. Apesar dos protestos do banco dos Estudantes, Davide Dias considerou faltosa a ação de Márcio Sousa sobre Luís Souza.

O golo da vitória surge nos descontos, aos 90+5’, por Miccoli que aproveitou uma excelente assistência de Finati para garantir os três pontos. Festejos efusivos que levaram à amostragem de cartão amarelo e consequente expulsão do jovem avançado.

Antes do apito final, uma troca de galhardetes mais acesa entre Finati e Arilton instigou alguma confusão prontamente sanada pelo árbitro da partida que mostrou o cartão vermelho a Arilton e Gonçalo.

Hoje realizámos um excelente trabalho, apesar das falhas na finalização. Conseguimos dar a volta ao golo sofrido e agora é trabalhar para melhorar. O Carção lutará pelo título até ao final.” - Finati, capitão do CDC Carção.

Estes últimos dez minutos foram a prova de que a garra, querer e ambição existem nesta equipa. Este final foi muito bonito.” - António Forneiro, treinador do CDC Carção

No rescaldo da partida, António Forneiro, treinador do CDC Carção, elogiou a reação da equipa. “Hoje falhámos lances incríveis e a primeira vez que os Estudantes conseguem chegar à nossa área faz golo de grande penalidade. Após o golo sofrido, esta equipa mostrou uma alma guerreira e justificou a vitória”. O técnico relembrou, ainda, que a equipa está em crescimento, mas deixa bons indicadores. “Quero uma equipa com mais circulação de bola, temos jogadores novos que precisam de algum tempo para assimilar as nossas ideias de jogo. Este ano há equipas fortíssimas no Campeonato Distrital, penso que a minha equipa demonstra bastante técnica e acredito que mostraremos ainda mais a garra e atitude que marca as minhas equipas”.

Não faço muita fé neste Campeonato, a maioria dos jogos não se decide entre os jogadores.” - Óscar Monteiro, treinador dos Estudantes Africanos.

Óscar Monteiro, treinador dos Estudantes Africanos, apreciou a resposta dos seus jogadores e deixou críticas ao comportamento do Carção e à equipa de arbitragem. “O Carção teve a sorte do jogo, mas tenho de dar os parabéns aos meus jogadores pelo empenho demonstrado. Os meus atletas só começaram a treinar na quinta-feira para vir jogar no domingo. Supostamente este jogo era para adiar, o pedido foi enviado com 15 dias de antecedência e não tive nenhuma resposta oficial nesse sentido. Viemos a jogo com muita humildade e sentido de responsabilidade. A grande penalidade concedida ao Carção deixa muitas dúvidas, gostaria de saber qual foi o seu critério. No final do encontro, não vi agressão nenhuma do Arilton Barros. O capitão e o central do Carção agrediram ao longo do jogo todo e o incrível é que o jogador dos Africanos, que nunca falou, é expulso”.

Com este resultado, o CDC Carção mantém uma posição confortável na tabela, enquanto a equipa dos Estudantes Africanos com um jogo a menos cai para os lugares do fundo da tabela. Na próxima jornada, o CDC Carção viaja a Miranda do Douro para defrontar o Mirandês. A equipa dos Estudantes Africanos visita o Carrazeda de Ansiães. As partidas da 3.ª Jornada do Campeonato Distrital AF Bragança estão marcadas para dia 17 de outubro, às 15h00.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 2ª Jornada

ADC RebordeloVila flor SC 6-0

CDC Carção – AE Africanos 2-1

Minas de ArgozeloFC Vinhais 0-0

GD Moncorvo – GD Mirandês 0-0

GD SendimÁguia FC Vimioso 2-2

GD BragançaFC Carrazeda Adiado (24 Out.)

 

Classificação

                                              J V E D P

1.º ADC Rebordelo            2 2 0 0 6

2.º CDC Carção                  2 2 0 0 6

3.º GD Mirandês               2 1 1 0 4

4.º GD Sendim                   2 1 1 0 4

5.º GD Bragança                1 1 0 0 3

6.º FC Vinhais                    2 0 1 1 1

7.º Minas de Argozelo     2 0 1 1 1

8.º GD Moncorvo             1 0 1 0 1

9.º Águia FC Vimioso       2 0 1 1 1

10.º AE Africanos             1 0 0 1 0

11.º FC Carrazeda            1 0 0 1 0

12.º Vila flor SC                2 0 0 2 0

Próxima jornada 3.ª 17/10/2021

GD Mirandês-CCD Carção; FC Carrazeda-AE Africanos; FC Vinhais-GD Moncorvo; Vila Flor SC-Minas de Argozelo; Águia FC Vimioso-ADC Rebordelo e GD Bragança-GD Sendim.

Ficha

CDC Carção 2

AE Africanos 1

Estádio Municipal de Vimioso

Árbitro: Davide Dias

CDC Carção: Gonçalo Castro; José Andrade, Willian Lafaiete (Luís Souza 45’), Gonçalo, Costinha (Rhuan 87’), Boris (Chumbo 81’), Lucas Finati, Ângelo Borges (Miccoli 73’), Nuno Faiões (Lubrano 81’), Álvaro Adão e Diogo Fernandes.

Treinador: António Forneiro.

AE Africanos: Ronildo; Eric Rodrigues, Fábio Vieira, Semedo, Stefan Fonseca, Arilton, Carlitos, Márcio Sousa, Danilo, Rogério (Valdo 75’) e Andersson.

Treinador: Óscar Monteiro.

Golos: Diogo Fernandes (86’p) e Miccoli Fernandes (90+5’); Danilo (75p).

 

 

Assinaturas MDB