Miranda do Douro

Livro ”Lhuçmiranda” retrata o Planalto Mirandês da década de 60 do século passado

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2021-07-15 10:40

A dupla Carlos Ferreira, investigador, falante e escritor de língua mirandesa, em parceria com o fotógrafo Luís Cangueiro, lançou o livro” Lhuçmiranda” que retrata a o Planalto Mirandês da década de 1960 do século passado.
Com o título “Lhuçmiranda” a publicação reúne histórias, cerca de 150 fotografias de auditoria de Luís Cangueiro e 15 aguarelas originais de Manuel Ferreira.
Segundo um dos autores, Carlos Ferreira, o livro é bilíngue e está escrito em mirandês e tenta mostrar a realidade rural de um país esquecido, com incidência na essência na Terra de Miranda.
“Todo começou em torno de uma fotografia publicada pelo Luís Cangueiro nas redes socais e a partir daí começamos a falar. O Luís tem um acervo fotográfico da década de 60 do século passado fantástico, altura em que acabava o tempo do campesinato no planalto”, concretizou Carlos Ferreira.
No livro está plantado todo acervo que reúne cerca de 150 fotografias e com base nesse acervo foi criado uma memória e pequenos textos à volta dessas fotografias e que quer contribuir para essa memória do planalto mirandês.
Uma das principais fotografias retrata uma menina, que é uma cigana, que tem sido a fotografia que mais prémios tem ganho em exposições nacionais e até internacionais e que demonstra toda a rusticidade daquele tempo.

Assinaturas MDB