FUTSAL

Macedense dá passo importante pela manutenção em vitória suada frente ao Paços

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-11-07 11:01

Num jogo intenso e com o desfecho imprevisível até ao final, o Grupo Desportivo Macedense conseguiu segurar os três pontos em casa após bater o Paços de Ferreira, por 6-5, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal.

Perante um público entusiasta, a equipa pacense até começou melhor, com Guelinho, após boa combinação com Slimani, a colocar a sua equipa na frente do marcador, logo aos 8’. Durou pouco, no entanto, a festa visitante. Richie, num lance individual, aos 9’, empatou a partida e celebrou efusivamente com os adeptos da casa. O golo do empate serviu de tónico para os comandados de Rui Costa que ampliaram a vantagem, aos 13’, por Carlos Pires. O fixo do GDM recebeu no peito um passe de Zé João e com mestria colocou a sua equipa a vencer, por 2-1. Antes do intervalo, aos 18’, a dupla brasileira do Macedo construiu o 3-1. Riquinho recuperou a bola no seu meio-campo defensivo e cavalgou em direção a baliza para entregar o golo de bandeja a Patrick Erick.

Na segunda parte, o Macedense entrou forte, pressionou e mostrou instinto assassino em frente da baliza. Aos 21’, Vítor Hugo com rapidez e precisão marcou o quarto golo do conjunto local. No mesmo minuto, Carlos Pires assina o bis na partida. Quem também voltou a inscrever o seu nome na lista de marcadores foi Patrick Erick, aos 24’, após passe de Miguel Castro.

Pese embora o resultado pesado, a equipa do Paços de Ferreira reuniu forças e com a utilização eficaz do quinto homem conseguiu regressar ao jogo. O pivot Slimani mostrou bom entendimento com Guelinho e, aos 32’ e 33’, conseguiu reduzir a diferença no marcador em jogadas a papel químico.

O ala Guelinho foi um dos elementos mais influentes da manobra pacense e voltou a marcar, aos 33’, num remate incrível de ângulo fechado. A formação do Paços mostrou vários momentos de dinâmica e perante um Macedense algo preso defensivamente voltou a marcar, aos 35’, por Slimani.

Até ao final, o GD Macedense viveu momentos emotivos onde o apoio das bancadas foi fundamental para a conquista da vitória e dos correspondentes três pontos.

Com este resultado, o conjunto de Macedo de Cavaleiros dá um importante passo pela manutenção no Top 6 e espreita a 2.ª Fase de Apuramento de Campeão no 4.º lugar com 16 pontos. A equipa do Paços de Ferreira complicou a tarefa e encontra-se no 9.º lugar com 9 pontos.

Rui Costa, treinador do GD Macedense, realça a importância do resultado e já antevê os próximos desafios. “O Grupo Desportivo Macedense soube trabalhar bem o jogo, numa primeira parte muito dividida para ambas as equipas. Na fase inicial da partida não tivemos tanto acerto na finalização, sofremos o golo e conseguimos virar o jogo chegando ao intervalo a vencer. A segunda parte foi nossa. Entrámos no segundo tempo com foco na finalização e chegámos a uma vantagem confortável onde quisemos gerir com posse de bola. Sem reação nossa, perante a utilização do quinto elemento, deixámos o adversário acreditar. Felizmente conseguimos vencer, mas ainda não chega para atingir os nossos objetivos. Agora aproveitaremos esta pausa para debelar as lesões que atingiram os meus jogadores. Queremos provocar uma surpresa na casa do Caxinas.”

Do lado pacense, Jorge Garrido, lembra o percurso do Paços de Ferreira e a importância da manutenção do emblema histórico. “O problema do Paços de Ferreira não foi este jogo, o problema foi perder pontos noutros jogos. Temos tido algum infortúnio com os jogadores contratados para ajudar os que já tínhamos visto que não podemos contar com eles. Hoje quebrámos quando não devíamos quebrar, o Macedense aproveitou e colocou-se na frente. O adversário de hoje é uma equipa com qualidade que joga com uns adeptos fabulosos que se tornam no seu sexto jogador. Este resultado é tremendamente cruel para nós porque praticamente nos atira para a fase de descida. Representamos um símbolo que já tem uma história no desporto em Portugal, pelo futebol, e não nos resta outra solução se não lutar pela manutenção ainda nesta fase ou na fase de descida”.

A próxima jornada e penúltima jornada está marcada para o dia 20 de novembro. O GD Macedense viaja a Vila do Conde para medir forças com o líder Caxinas. O Paços de Ferreira recebe o Fafe. No próximo fim de semana está marcada a festa da Taça de Portugal de Futsal, que conta com a participação dos emblemas oriundos dos campeonatos distritais e da terceira divisão.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB