Vinhais

Museu Terras da Lomba já abriu

Publicado por AGR em Qui, 2021-05-27 09:49

Foi inaugurado, no passado domingo, o Museu Terras de Lomba, situado na aldeia da Gestosa, freguesia de Vilar Seco de Lomba, no concelho de Vinhais.

De acordo com o município, trata-se de um equipamento que resulta da requalificação da antiga abadia da aldeia, onde se instalou um museu composto por três núcleos distintos.

"No pátio exterior foi recriado o antigo cabanal, onde se guardavam as alfaias agrícolas e, nalguns casos, lenha. Já no interior do edifício, o visitante encontra uma sala dedicada à arqueologia e uma adega onde não falta o tradicional lagar de vara e fuso e demais elementos que compõem os ciclos do vinho e da aguardente".

O Museu foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal Luís Fernandes e pela presidente da Junta de Freguesia de Vilar Seco de Lomba, Matilde Barreira.

Neste dia foram ainda inaugurados os lavadouros na Gestosa, uma obra que além da valência que vai trazer para a população, serve igualmente para recordar tempos passados, de um local que servia de ponto de encontro na aldeia, para pôr a conversa em dia.

Foi ainda feita a inauguração do alargamento do cemitério da Gestosa.

O custo de todas estas obras supera os 150 mil euros, num investimento feito pela autarquia e Junta de Freguesia, sendo que o Museu teve também o apoio da Corane.

Assinaturas MDB