Vila Flor

Novo órgão de tubos do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção traz esperança

Publicado por AGR em Qui, 2021-05-20 10:45

"A música é linguagem viva da esperança!" A frase de D. josé Cordeiro, na homilia da eucaristia em que foi benzido o novo órgão de tubos do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção, em Vila Flor, diz muito do que este ato traz aos fiéis da diocese.
A inauguração aconteceu no passado domingo, na solenidade da Ascensão do Senhor, perante uma plateia restrita de 200 fiéis devido aos cuidados a ter pela pandemia, mas marca um sinal neste início de desconfinamento, que D. José Cordeiro diz ser de esperança.
"Hoje, na oração Coleta, pedimos a Deus «fazei-nos exultar em santa Alegria e em filial ação de graças». E porquê? «porque a ascensão de Cristo, vosso Filho, é a nossa esperança: tendo-nos precedido na glória como nossa Cabeça, para aí nos chama como membros do seu Corpo».
Mas Jesus sobe ao céu, como quem toma um elevador? Não. A sua é agora uma presença diferente e garante-nos que está connosco todos os dias até ao fim dos tempos, sendo o único mediador entre Deus e a humanidade. No ato de partir permanece, porque «o que na vida do nosso Redentor era visível passou para os ritos sacramentais», afirmou o Papa Leão Magno (séc. V) num sermão para a Ascensão. Sim, o que era visível na encarnação, na vida de Jesus pré-pascal, graças ao mistério da morte e ressurreição, passou para os sacramentos, sinais da Páscoa. É um modo diferente de estar presente, mas é presença real.
Neste belo santuário mariano diocesano, dedicado à assunção da Mãe de Jesus, experimentamos esta atitude de quem se aproxima da Esperança viva e da escuta do silêncio nesta solenidade da Ascensão de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo sentimo-nos confirmados na vocação e na missão de servidores do Evangelho da Esperança!", frisou o prelado.

Assinaturas MDB