O que é e porque precisa da correia de distribuição?
A correia de distribuição não costuma receber tanta atenção como outros componentes do carro, mas esta é vital para o seu funcionamento e, portanto, deve tomar atenção a sinais que lhe mostrem que esta precisa de ser substituída.
Falaremos sobre esses sinais de seguida, assim como do que é esta correia e porque é tão importante para o automóvel.
Imagem da correia dentada da página euautopecas.pt
O que é uma correia de distribuição e porque precisa dela?
A correia de distribuição tem como função sincronizar e manter o equilíbrio de várias peças, como a bomba de água, as válvulas, entre outros. As mais comuns costumam ser fabricadas em borracha devido aos muitos benefícios.
Mas e se a correia de distribuição ficar danificada, o que acontece? Como esta correia ajuda a manter o equilíbrio em tudo o que se passa no motor, o seu mau funcionamento pode resultar em danos graves para o motor.
Quando deve trocar a correia de distribuição?
A correia de distribuição deve ser trocada quando mostrar sinais de que não está a funcionar corretamente (sinais que falaremos de seguida) ou de forma periódica, com intervalos de 90 mil a 160 mil quilómetros.
O melhor, no entanto, é informar-se junto ao fabricante qual o período mais adequado de acordo com a marca e modelo do carro e não levar tão à letra os quilómetros.
Se não mudar a correia, o carro ficará parado no meio da estrada - com sorte! Na pior das hipóteses, o motor pode ficar danificado e não ser possível reparar. O melhor é trocar a correia assim que necessário.
Sinais de desgaste da correia a que deve estar atento
1. Ruído na zona do motor
Se ouvir um som diferente vindo do motor, não o ignore porque pode ser um sinal de que a correia de distribuição está com problemas. Este sinal já não é tão comum nos dias de hoje.
2. Danos na correia
Periodicamente, dê uma vista de olhos à correia e certifique-se de que essa não tem desgaste excessivo ou outros danos físicos. Se a correia tiver uma zona muito clara, também deve levar o carro ao mecânico.
3. Vestígios de óleo
Se há vestígios de óleo, há uma fuga. Não ignore este sinal.
4. Vibrações no motor
Se sentir vibrações estranhas com o carro parado, a correia está em mau estado. O mecânico irá avaliar o problema e trocar a correia.
5. Problemas ao arrancar
Se passar o tempo de vida útil marcado na correia, o carro terá problemas ao arrancar. Se estiver danificada, o carro não funciona.
Ficaram dúvidas sobre a correia de distribuição? Partilhe connosco.